CAS aprova licença especial à gestante de alto risco



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei que garante licença especial remunerada a gestantes em situação de alto risco. A proposta, da senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP), exige que a situação de risco à gestante ou ao bebê seja comprovada por laudo médico. A decisão da CAS é em caráter terminativo.

O projeto de lei do Senado (PLS 237/2012), que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (Lei 8.213/1991), também concede à mulher o pagamento do auxílio-doença no valor integral de seu salário de benefício durante todo o período em que a gestação for considerada de risco.

A CLT, explicou a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), já prevê a garantia da estabilidade da trabalhadora gestante desde o início da gravidez até o final dos cinco meses após o parto. Além disso, informou, assegura o pagamento do auxílio-doença à gestante que tenha de se afastar de suas funções.

Entre 15% e 20% das gestações são consideradas de risco, informou a relatora da matéria na CAS, senadora Lúcia Vânia. Essa situação demanda cuidados especiais e, muitas vezes, repouso, para garantir a sobrevivência da mãe e da criança. Assim, é necessário o afastamento da mulher grávida de suas funções profissionais habituais.

Emenda apresentada por Lúcia Vânia prevê que o auxílio-doença da gestante em licença especial será pago pelo seu empregador. Em contrapartida, estabelece a emenda, o empregador receberá compensação das contribuições previdenciárias, como já ocorre no caso do salário-maternidade.

O senador Paulo Davim (PV-RN), que tem formação em Medicina, elogiou a proposta e informou que o índice de mortalidade materna do Brasil é um das maiores do mundo – 56 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. Ele observou que muitas mulheres estão em situação de risco, mas não podem repousar nem tratar sua saúde.

A senadora Ana Rita (PT-ES) ressaltou que as mulheres que precisam se afastar do trabalho antes do tempo previsto em razão de gravidez de risco precisam de recursos e do apoio do Estado para que possam cuidar da saúde.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo permitiu aprovar PEC das domésticas sem ameaçar licença à gestante

PECs da licença à gestante e do diploma para jornalistas devem ser votadas na próxima semana

CAS aprova mais 60 dias de licença-maternidade para casos que exigem tratamento especial dos bebês

CCJ aprova prisão especial para quem corre risco de vida na cadeia

CCJ aprova projeto que concede aposentadoria especial para pessoas com deficiência ou em atividades de risco

CAS aprova projeto que garante à gestante definição da maternidade que irá atendê-la