CAS aprova perdão de dívida previdenciária para agroindústrias



Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS)aprovaram parecer do senador Osmar Dias (PDT-PR) favorável a projeto de lei da Câmara que permite a anistia de débito das agroindústrias com a Previdência Social no período de abril de 1994 a abril de 1997. O relator disse que a iniciativa é justa, já que os empresários estão sendo cobrados e punidos por haverem cumprido uma lei que à época era considerada constitucional.

Segundo informou Osmar Dias, até março de 1994 as agroindústrias eram obrigadas a recolher 20% sobre a folha de salários para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em abril, continuou ele, foi fixado o percentual de 2,5% a ser recolhido pelas empresas sobre a produção agrícola própria estimada, regra mantida até abril de 1997. Neste mês, acrescentou o senador, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a lei inconstitucional, e agora as empresas estão sendo obrigadas a pagar a diferença entre o valor pago de acordo com a segunda regra e os 20% anteriores. Ainda de acordo com o relator, o projeto perdoa a dívida pelo fato de os agroindustriais terem cumprido a lei em vigor à época dos recolhimentos.

O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) afirmou que, em sua opinião, a situação é fruto de uma -grande confusão-, pois o Supremo considerou inconstitucional uma lei que vigorou por três anos. -Os agroindustriais estão fora desse julgamento pois eles cumpriram uma lei e o Congresso tem que resolver esse assunto urgentemente-, recomendou.

Também os senadores Demostenes Torres (PFL-GO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) e Patrícia Saboya (PPS-CE) manifestaram apoio ao projeto, lembrando o caráter justo da medida. A matéria ainda será apreciada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pelo Plenário do Senado.

Na mesma reunião, o senador Juvêncio pediu vista de projeto que trata da declaração de óbito e a realização de estatísticas de óbitos em hospitais públicos e privadas.



22/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA aprova perdão de dívida para agricultores da área da Sudene

CAE aprova perdão parcial da dívida da Mauritânia

Perdão para a dívida de Suriname volta a ser discutido

CDR vota ampliação de limite para perdão de dívida no Nordeste

Projeto que amplia limite para perdão da dívida de agricultores do Nordeste na pauta da CDR

CDR vota projeto que amplia limite para perdão da dívida de agricultores do Nordeste