CAS aprova projeto que amplia estabilidade de dirigente sindical



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, na reunião desta quarta-feira (5), em decisão terminativa, projeto de lei que amplia o direito à estabilidade no emprego dos dirigentes sindicais para incluir os candidatos a membro do conselho fiscal de entidade sindical ou associação profissional desde o registro da candidatura até um ano após o final de seu mandato caso seja eleito, inclusive como suplente.

Ao defender seu projeto (PLS 177/07), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou ter recebido inúmeras manifestações de organizações sindicais do país com denúncias de demissão dos representantes dos conselhos fiscais dos sindicatos.

O autor do projeto, ainda, protestou a respeito de uma nota técnica que recebeu do Ministério do Trabalho segundo a qual os representantes do conselho fiscal não representam, politicamente, os empregados sindicalizados, portanto não teriam direito à proteção da estabilidade no emprego.

- Tenho certeza de que essa nota não expressa a posição do ministro Carlos Lupi e muito menos do governo do presidente Lula, um ex-dirigente sindical, como eu mesmo. A estabilidade de um dirigente não representa privilégio, apenas um instrumento indispensável ao livre cumprimento de suas funções - explicou.

A CAS aprovou, ainda, requerimento do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) para a realização de uma audiência pública destinada a instruir a regulamentação da Emenda Constitucional 29, de 2000, que assegura recursos mínimos para o financiamento de ações e serviços públicos de saúde.

A audiência, a realizar-se no âmbito da Subcomissão de Promoção e Defesa da Saúde, da CAS, deverá ter a participação de representantes do Ministério da Fazenda, do Departamento de Economia da Saúde, do Ministério da Saúde; da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, bem como do Conselho Nacional de Saúde.

Em relação ao projeto de lei que cria o Cartão de Seguridade Social (CSS) para identificar os segurados (PLS 269/07), a CAS decidiu ouvir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre os custos de implantação da medida, para só então passar à votação da matéria.



05/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demissão de dirigente sindical e de membro da Cipa é tema de audiência pública

(Flash) Dirigente sindical está satisfeito com anúncio do novo concurso para diretor de escola

CCJ aprova projeto que estabelece normas para escolha de dirigente de escola

PEC amplia estabilidade de servidor em estágio probatório

CCJ aprova projeto que amplia direitos de taxistas

CAS APROVA PROJETO QUE AMPLIA PROTEÇÃO A GESTANTES