CAS aprova reserva do FPE para áreas ambientais e terras indígenas



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (dia 30) parecer favorável do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) a projeto da senadora Marina Silva (PT-AC) que cria uma reserva do Fundo de Participação dos Estados (FPE) destinada a unidades federativas que abrigarem áreas de conservação da natureza ou terras indígenas demarcadas. A matéria recebeu duas emendas do relator e uma do senador Tião Viana (PT-AC) e aguarda apreciação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta de Viana manteve a fixação da alíquota de 2% do FPE para compor essa reserva, mas alterou sua forma de captação. Em vez de contribuir com 1% do FPE, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste teriam sua participação nos recursos do fundo reduzida de 85% para 84,5%, enquanto as regiões Sul e Sudeste dariam uma contrapartida de 1,5%, reduzindo sua participação no FPE de 15% para 13,5%. "Isso vai abrir em definitivo o portal da Amazônia", assinalou o senador petista.

Na opinião do relator, essa reserva do FPE seria uma compensação financeira a estados e municípios que preservam reservas ambientais ou terras indígenas demarcadas existentes em seus territórios. Além do "reduzido impacto" do projeto sobre o fundo, Juvêncio da Fonseca destacou a importância de todo o país contribuir para a promoção "do desenvolvimento socioeconômico sustentável e a preservação de espaços especialmente protegidos".

Ainda de acordo com o projeto de Marina Silva, a distribuição dessa parcela do FPE será feita atribuindo-se um coeficiente individual de participação, baseado no percentual da área de estados e municípios ocupada por unidades de conservação da natureza ou terras indígenas demarcadas. Esse coeficiente varia de 1 a 7 e será fixado para as unidades federativas que dispõem de 5% a 30% de seu território coberto por essas áreas especiais.

Também se manifestaram favoráveis à iniciativa os senadores Marluce Pinto (PMDB-RR), Osmar Dias (PSDB-PR), Moreira Mendes (PFL-RO) e Romero Jucá (PSDB-RR). Apesar de uma resistência inicial, o senador Geraldo Althoff (PFL-SC) acatou o parecer do relator, mas admitiu que pode rever seu voto na apreciação da matéria em Plenário, após avaliar o impacto da medida sobre a região Sul.

30/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova requerimento para debate em Plenário sobre áreas de proteção e terras indígenas

Para Mozarildo, demarcação de terras indígenas reserva os minérios brasileiros para os estrangeiros

CAS EXAMINA PROJETO QUE CRIA RESERVA DO FPE NOS ESTADOS QUE TÊM TERRAS INDÍGENAS

Comissão vai ao encontro dos proprietários de terras nas áreas indígenas

Funai aprova estudos para reconhecimento de novas terras indígenas

Dia do Índio: Funai aprova estudos para reconhecimento de novas terras indígenas