CAS aprova visita a Belém para investigar morte de bebês
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (2), requerimento dos senadores Papaléo Paes (PSDB-AP) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) para envio de uma comissão para diligências na Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará, situada em Belém, onde morreram 22 bebês prematuros em pouco mais de uma semana. A comissão será formada por senadores da Subcomissão de Saúde e pelos três representantes do Pará no Senado.
Segundo o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), esse hospital estadual era considerado, até dezembro de 2006, como uma unidade hospitalar de qualidade ótima, uma referência nacional, "mas de lá para cá foi sucateado de maneira incompreensível".
Para a senadora Rosalba Ciarlini, há denúncias sobre falta de equipamentos e de medicamentos, superlotação das unidades e falta de condições de higiene. Ela ressaltou, porém que essas dificuldades não acontecem somente nesse hospital. Por isso, conclamou o Senado a lutar para que gestantes e bebês sejam atendidos de maneira exemplar, por meio de uma política pública nacional que garanta essas condições.
02/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS aprova visita a Belém para investigar morte de bebês
COMISSÃO TEMPORÁRIA APROVA RELATÓRIO FINAL SOBRE A MORTE DE BEBÊS EM RORAIMA
Subcomissão aponta omissão de autoridades em relação às mortes de bebês na Santa Casa de Misericórdia de Belém
Mário Couto: 'Até hoje ninguém foi punido no Pará pela morte de 280 bebês'
Mário Couto responsabiliza governadora Ana Júlia Carepa por morte de 22 bebês no Pará
Morte de bebês pode cair com amamentação