CAS debate fraude na composição de suplementos alimentares



Fraudes na composição de suplementos alimentares à base de proteína são o tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta terça-feira (12). O empresário paranaense Félix Bonfim é um dos cinco convidados para debater o assunto, que gerou denúncia e se tornou objeto de discussões nas redes sociais.

Depois de queixas de clientes, Bonfim resolveu contratar um laboratório privado de São Paulo, o MKassab, para testar se a composição dos produtos brasileiros vendidos em sua loja - Atacado do Suplemento - correspondia à descrição impressa na embalagem. Segundo recente reportagem do jornal O Globo, de 28 laudos, 15 (53%) apontaram produtos fora das especificações técnicas.

Com base nessa reportagem, publicada no último mês de agosto, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) requereu à CAS a realização do debate sobre suplementos alimentares - usados, especialmente, para potencializar o ganho de massa muscular.

Além do empresário, foram convidados para participar da discussão o especialista em nutrição esportiva Fernando Carvalho; Jaime Cezar de Moura Oliveira, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); o procurador da República Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior, representante do Ministério Público Federal; e o professor Fernando Aite, integrante do Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações a seguir



12/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comerciante conta, em audiência, que foi ameaçado de morte por denunciar fraude em suplementos alimentares

Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares

Papaléo alerta para o risco dos suplementos alimentares

CAS vai debater denúncias de distorções em fórmulas de suplementos alimentares

Cícero anuncia audiências públicas sobre suplementos alimentares

CAS realiza audiência sobre denúncia de distorções em fórmulas de suplementos alimentares