CAS vai debater denúncias de distorções em fórmulas de suplementos alimentares




Cícero Lucena diz que é tendência mundial a utilização desses suplementos

VEJA MAIS

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para discutir denúncias de distorções nas fórmulas de suplementos alimentares, bem como a utilização desses produtos por atletas. Requerimento com esse objetivo, apresentado pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB), foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela comissão.

O senador disse que a iniciativa para o debate surgiu a partir de denúncia do jornal O Globo, de 18 de agosto, intitulada “músculos de farinha”. A matéria, explicou Lucena, relata que o dono da empresa “Atacado do Suplemento”, de Londrina (PR), Félix Bonfim, pagou laboratório particular para avaliar a qualidade de produtos brasileiros. O resultado da análise, ressaltou o senador, demonstra que há distorções entre o produto vendido e o que é descrito nas embalagens: 53% dos suplementos estão fora dos parâmetros especificados nos rótulos.

Com o crescimento do número de pessoas que praticam exercícios físicos, observou Cícero Lucena, é uma tendência mundial a utilização desses suplementos, especialmente os suprimentos de proteína. Na avaliação do senador, a CAS tem a obrigação de discutir o assunto.

Além de Félix Bonfim, o senador sugeriu que participem do debate o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Brás Aparecido Barbano; o representante do Procon-RS, Cristiano Aquino; e um representante do Ministério Público Federal. A data da audiência ainda será definida pela comissão.



11/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS realiza audiência sobre denúncia de distorções em fórmulas de suplementos alimentares

CAS debate fraude na composição de suplementos alimentares

Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares

Papaléo alerta para o risco dos suplementos alimentares

Cícero anuncia audiências públicas sobre suplementos alimentares

Cícero Lucena pede mais fiscalização contra fraudes em suplementos alimentares