Papaléo alerta para o risco dos suplementos alimentares
O consumo de suplementos alimentares cresce assustadoramente entre os jovens no Brasil. A afirmação é do senador Papaléo Paes (PMDB-AP), ao anunciar pesquisa realizada pela Escola Paulista de Medicina mostrando que aproximadamente 60% dos jovens freqüentadores de academias de ginástica consomem algum tipo de suplemento, sem orientação médica ou nutricional.
- Poder-se-ia pensar que esses suplementos seriam apenas nutrientes a mais, ingeridos na forma de cápsulas, tabletes ou pós a serem diluídos em água. Assim, seriam inofensivos e, na pior das hipóteses, estariam lesando o bolso do consumidor por serem produtos inócuos. Ledo engano. Trata-se de algo muito mais grave - alertou.
Segundo o parlamentar, as pesquisas demonstram que esses produtos são consumidos, na quase totalidade dos casos, desnecessariamente. Ele se referiu à efedrina, uma das drogas em moda nas academias. Disse que essa droga, que dilata os brônquios, facilitando a entrada do ar, é indicada pelos médicos apenas como auxiliar no tratamento de doenças respiratórias.
- No entanto, tornou-se verdadeira coqueluche nas academias, em virtude de seus supostos efeitos na aceleração da queima de calorias - disse.
De acordo com Papaléo, o consumo dessa droga sem orientação médica pode causar arritmia cardíaca, acidentes vasculares e diversos outros problemas. Ele observou que muitos dos suplementos vendidos no Brasil contêm efedrina, embora nem todos indiquem devidamente no rótulo a presença da droga.
- Vejam o risco a que a população está submetida. A efedrina, embora proibida no Brasil, pode ser facilmente adquirida em lojas especializadas, pela Internet e até mesmo em algumas academias - disse o senador.
Papaléo também definiu como gravíssimo o consumo de hormônios, dizendo que essas substâncias estimulam a produção de testosterona pelo organismo. Disse que, na prática, o usuário dessa substância está ingerindo anabolizante sem saber. De acordo com Papaléo, o consumo de hormônio pode causar ginecomastia, que é o crescimento das mamas no homem, e a virilização da mulher.
12/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS debate fraude na composição de suplementos alimentares
Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares
CAS vai debater denúncias de distorções em fórmulas de suplementos alimentares
Cícero anuncia audiências públicas sobre suplementos alimentares
Papaléo alerta para risco de contaminação no Rio Amazonas
CAS realiza audiência sobre denúncia de distorções em fórmulas de suplementos alimentares