CAS debate fusão de companhias aéreas
O ministro da Defesa, José Viegas Filho, e o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Darc Costa, participarão na próxima quarta-feira (27) de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para tratar da fusão entre as companhias aéreas Varig e Tam. A reunião, marcada para as 10h, foi solicitada pela presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), e pelo vice-presidente, senador Paulo Paim (PT-RS).
Na reunião, estão previstas também as exposições dos professores Paulo Rabello de Castro, coordenador da proposta dos trabalhadores para a fusão das empresas, e Luciano Coutinho, coordenador da proposta das empresas para o processo.
No requerimento, os senadores informam que a união das duas empresas significará a criação de uma nova companhia, que deverá ser responsável por cerca de 70% do mercado. Ao acentuar a relevância do setor de transporte aéreo para a indústria do turismo, Lúcia Vânia e Paim justificam a audiência, lembrando ainda que a aviação comercial é indispensável para o desenvolvimento do país e para a integração nacional.
Como existem outras propostas para resolver a situação das duas companhias, os senadores também argumentam a necessidade de o Senado conhecer em detalhes o processo, a fim de cumprir o papel de colaborador e fiscalizador.
Em discurso na última sexta-feira (22) no Plenário, também o senador Paulo Octávio (PFL-DF) abordou o assunto, alertando para a necessidade de o governo, por meio dos Ministérios da Fazenda e do Turismo, adotar medidas urgentes para evitar o colapso do setor. Ele sugeriu a criação da Agência Nacional de Aviação Civil.
25/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fazenda recomenda fusão de companhias aéreas do Brasil e Chile
Tribunal de Livre Concorrência do Chile aprova fusão das companhias aéreas TAM e LAN
Senadores temem que fusão de companhias aéreas provoque mais desemprego no setor
Fusão entre as companhias aéreas Lan e TAM é alvo de monitoramento conjunto entre Brasil e Chile
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CAE E CI DEBATE SITUAÇÃO DAS COMPANHIAS AÉREAS
Debate com dirigentes das companhias aéreas é adiado para o próximo dia 3