Debate com dirigentes das companhias aéreas é adiado para o próximo dia 3



A Subcomissão de Turismo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) recebeu, nesta terça-feira (dia 25), fax do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), George Ermakoff, solicitando o adiamento, para a próxima quarta-feira (dia 3), da audiência pública a ser realizada com os principais dirigentes das empresas do setor.

O presidente da subcomissão, senador Moreira Mendes (PFL-RO), lamentou a iniciativa dos presidentes da TAM, Varig, Vasp, Gol e Transbrasil e o constrangimento causado pelo adiamento de última hora. O senador disse que neste momento de dificuldades vivido pelo setor, é preciso entender que o Senado pode contribuir para encontrar soluções para a crise atual, agravada pelos atentados terroristas nos Estados Unidos.

No fax enviado à comissão, o presidente do SNEA argumentou que os dirigentes das empresas necessitavam de mais tempo para organizar informações substanciais sobre a situação atual das companhias. Para o senador Moreira Mendes, contudo, devem ter pesado na decisão pelo adiamento as discussões que os dirigentes das companhias aéreas travam com o governo, em busca de saídas para a questão do seguro das aeronaves e passageiros.

Segundo informações da imprensa, o governo publicou Medida Provisória abrindo a possibilidade de o Tesouro Nacional socorrer empresas aéreas em casos específicos de guerra e terrorismo, numa espécie de resseguro. Ao detalhar o assunto, o governo teria adotado alguns cuidados para evitar que as empresas se utilizem dessa ajuda especial como forma de reduzir suas dificuldades financeiras.

A medida provisória que trata desse assunto foi baixada, segundo o noticiário, após intensas negociações entre o governo e as companhias aéreas. O SNEA vem reivindicando do governo o mesmo tratamento dispensado às companhias aéreas pelos governos da Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Suíça, que decidiram bancar integralmente as indenizações nos casos de guerra e de terrorismo.



25/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS debate fusão de companhias aéreas

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CAE E CI DEBATE SITUAÇÃO DAS COMPANHIAS AÉREAS

CAS debate impacto de fusões de companhias aéreas no mercado de trabalho

Companhias aéreas retomam parte dos voos para Sul do País

Efraim cobra solução para crise das companhias aéreas

Companhias aéreas voltam a cancelar voos para Argentina e Uruguai