CAS debate fusão Varig-TAM em audiência pública



O processo de fusão das companhias aéreas Varig e TAM será debatido em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na quarta-feira (27), a partir das 10h. Foram convidados para o debate o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Darc Costa; o coordenador da proposta dos trabalhadores para a fusão das empresas, professor Paulo Rabello de Castro; o coordenador da proposta de fusão das empresas, professor Luciano Coutinho; e o ministro da Defesa, José Viegas Filho, ou seu representante.

No requerimento de solicitação da audiência, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e o senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltam que uma nova empresa que seja criada a partir da fusão da Varig e da TAM deterá 70% do mercado de transporte aéreo, -provocando enormes reflexos nos campos econômico e social do país-.

Eles ainda assinalam que existem outras propostas sendo defendidas para a fusão, além da oficial, e é importante que o Senado acompanhe o processo, em cumprimento a seu papel constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo.

O processo de fusão Varig-TAM tem gerado muita polêmica e brigas judiciais, com mudanças nos comandos das duas empresas. A Varig está em dificuldades financeiras, administrando uma dívida de US$ 1,4 bilhão, e a fusão com a TAM permitiria que o BNDES injetasse US$ 100 milhões na empresa.



22/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim quer audiência pública para discutir fusão da Varig com a TAM

Audiência pública volta a discutir aquisição da Varig

Papaléo critica fusão da Varig e da TAM

Valadares propõe audiência pública para avaliar situação da Varig

Suassuna critica forma de fusão entre Varig e TAM

Jucá pede que governo fiscalize fusão Varig-TAM