CAS debate mudanças no Fundo de Garantia



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS)realiza nesta terça-feira (23), logo após a ordem do dia, audiência pública com o diretor de Transferência de Benefícios da Caixa Econômica Federal, José Renato Corrêa de Lima, o secretário-executivo do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Paulo Eduardo Cabral Furtado, e o representante da sociedade no Grupo de Apoio Permanente ao Conselho Curador do FGTS, André Luiz de Souza. O objetivo é debater oito projetos de lei do Senado que alteram a legislação sobre o FGTS. O requerimento para a vinda dos três foi apresentado pelo senador Romero Jucá (PSDB-RR).

Na quarta-feira (24), às 9h, a CAS reúne-se para votar, entre outras matérias, o projeto de lei que trata da comercialização de substitutos do leite materno e de artigos de puericultura. O relator, o senador e pediatra Geraldo Althoff (PFL-SC), apresentou substitutivo ao texto original, de autoria do senador Geraldo Cândido (PT-RJ). A proposição tramita em decisão terminativa, ou seja, cabe à CAS dar a decisão final do Senado sobre o assunto, a não ser que seja apresentado requerimento para que a matéria seja submetida à avaliação do Plenário.

Também em decisão terminativa, está o projeto apresentado pelo presidente da CAS, senador Romeu Tuma (PFL-SP), que permite ao portador de deficiência visual ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. Geraldo Althoff também é o relator desse projeto e apresentou voto favorável à sua aprovação.

Outra proposição que pode ter na CAS sua tramitação final é o projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que trata da reprodução assistida. Também nesse caso o relator, senador Tião Viana (PT-AC), apresentou substitutivo, alterando a proposta inicial.

Completa a relação de propostas em tramitação terminativa com parecer favorável na CAS o projeto de lei que permite a concessão do seguro-desemprego ao trabalhador extrativista vegetal e ao beneficiador de produtos da floresta durante o período em que o trabalhador estiver impedido de exercer sua atividade. De autoria dos senadores Sebastião Rocha (PDT-AP) e Marina Silva (PT-AC), a matéria teve relatório apresentado pelo senador Tião Viana, que pede ainda a aprovação da emenda apresentada pelo senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS).



19/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DEBATE FUNDO DE GARANTIA DE COMPETITIVIDADE

Comitê gestor debate mudanças na lei do Garantia Safra

CAS discute fundo de garantia das execuções trabalhistas

Fundo de Garantia terá orçamento de R$ 48,9 bilhões este ano

CAE examina projeto que corrige saldo do Fundo de Garantia

CAE vota ampliação de beneficiários do Fundo de Garantia-Safra