Ana Júlia confia no "compromisso cívico" dos bancários em greve



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) afirmou nesta quinta-feira (16) que confia no -compromisso cívico- dos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para acabar com a greve por reajuste salarial. Segundo ela, pela primeira vez na história os bancários do BB e da Caixa receberam uma proposta igual à dos bancos privados, um reajuste de 12,6% e alguns benefícios. Para a senadora, os bancários mereciam um reajuste maior, -mas este é o limite possível para um país que está fazendo um duro ajuste fiscal-.

Ana Júlia disse que a ação dos bancários coloca em questão a pesada herança de desigualdade recebida pelo governo Lula. No caso, segundo estatísticas divulgadas pela Confederação Nacional dos Bancários, enquanto de 1994 a agosto de 2002 os trabalhadores dos bancos privados receberam 95,41% de reajuste salarial, os funcionários do BB obtiveram ganhos de apenas 36,15% e os da Caixa somente 28,26%.

A senadora afirmou que nos últimos 15 anos não houve uma proposta economicamente tão importante quanto esta oferecida pelas direções dos bancos e pelo governo federal, o que seria uma demonstração de boa vontade e de reconhecimento da defasagem salarial. Ela lembrou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre outubro de 2002 e outubro de 2003 é de 15%.

- Tenho certeza de que os funcionários vão assumir esse compromisso com a cidadania e com o país - concluiu.



16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia registra 70 anos de sindicato dos bancários

CAS debaterá greve dos bancários com Berzoini

CAS debate a greve dos bancários na quarta

Procon-SP orienta consumidor durante a greve de bancários

Procon orienta clientes durante greve de bancários

Compromisso do Senado é não aumentar carga tributária, diz Ana Júlia