CAS examina projeto que assegura medicamento de graça aos portadores do vírus da hepatite



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deverá examinar nesta quarta-feira (22), a partir das 11h, uma pauta de 15 itens, incluindo o projeto de lei nº 85/2002, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que torna obrigatória a distribuição gratuita de medicamentos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aos portadores dos vírus das hepatites e os doentes com hepatites crônicas, a exemplo do que já ocorre com os portadores do HIV e doentes de Aids. Caso venha a ser aprovado, o projeto seguirá diretamente para análise da Câmara dos Deputados, a não ser que se apresente recurso para sua votação em Plenário.

Na mesma reunião, a CAS deve votar também requerimento de autoria dos senadores Sibá Machado (PT-AC), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) solicitando realização de audiência pública destinada a instruir projeto de lei nº 191/2003, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que concede incentivos fiscais para proprietários rurais que ajudem a recompor áreas de preservação permanente ou de reserva florestal.

Caso o requerimento venha a ser aprovado, deverão comparecer à audiência pública o secretário de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Antônio da Rocha Vicente; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros; o representante do Instituto Homem e Meio Ambiente na Amazônia, Beto Veríssimo; o deputado estadual do Acre Ronald Polanco; a pesquisadora Marta Becker; e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho.

Também poderá ser apreciado pela CAS o projeto nº 19/2003, do senador Marcelo Crivella (PL-RJ), que fixa o peso máximo de 20 quilos que um empregado pode remover individualmente. Ele entende que acima desse peso a saúde do empregado fica comprometida com aumento de doenças relativas à coluna. Como exemplo citou o caso dos carregadores de cimento que são obrigados a carregar sacos pesando 50 quilos.

Constam da pauta ainda o projeto do senador Maguito Vilela (PMDB-GO), de n° 166/2002, que estende aos beneficiários do seguro-desemprego a concessão do vale-transporte, e o do então senador Francelino Pereira, de n° 57/2002, que regulamenta a profissão de artesão.



20/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS ANALISA PROJETO QUE PERMITE AOS PORTADORES DO VÍRUS HIV SACAR FGTS

Aprovado projeto que isenta do Imposto de Renda os portadores de hepatite

Portadores de doença pulmonar e de Hepatite B e C podem ter mesmos benefícios concedidos a portadores da Aids

Projeto de Roseana garante indenização trabalhista a portadores de AIDS e Hepatite C

Ministério da Saúde discute uso de medicamento contra vírus HIV

CAS DISCUTE PROPOSTA QUE DÁ ESTABILIDADE A PORTADORES DO VÍRUS HIV