Aprovado projeto que isenta do Imposto de Renda os portadores de hepatite



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (18) o parecer da Comissão de Assuntos Econômicos favorável ao projeto de lei do Senado (PLS 71/2000) que isenta do pagamento do Imposto de Renda os portadores da forma crônica da hepatite C ou B.  A relatora, senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), rejeitou substitutivo da Câmara dos Deputados  e manteve o texto original já aprovado no Senado. A matéria vai agora à sanção.

O substitutivo da Câmara estendia aos portadores de hepatopatia grave as mesmas  garantias existentes para os portadores do HIV e doentes de Aids, dentre elas, a aquisição de remédios gratuitos e a isenção do Imposto de Renda. A relatora argumentou que, apesar de o substitutivo da Câmara ampliar a extensão da proposição, tornava o projeto inconstitucional. Como nesta fase da tramitação da proposta cabia ao Senado unicamente aceitar ou rejeitar as alterações, Ana Júlia acolheu algumas sugestões do substitutivo e informou que está apresentando outro projeto incluindo direitos que não cabiam na matéria original do Senado.

No encaminhamento da discussão, o senador Tião Viana (PT-AC), que é médico, considerou a proposta, de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP), da maior relevância. Ele informou que recebeu telefonemas vindos de várias partes do país solicitando apoio à matéria. Segundo o senador, só a  hepatite C atinge de 2 a 5 milhões de pessoas no Brasil. Tião, que foi o idealizador da primeira organização não governamental na Amazônia relativa ao tema, disse que a enfermidade está sendo considerada palas revistas especializadas como a doença do milênio.

Tuma agradeceu o empenho da relatora e ressaltou o alcance social da iniciativa.



18/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vai examinar projeto que isenta portadores de enfisema pulmonar do pagamento de imposto de renda

Aprovado na CAS projeto que isenta do Imposto de Renda aposentadoria de doente de Crohn

CAE aprecia proposta que isenta de Imposto de Renda aposentados portadores de doenças graves

Projeto isenta 13º salário do Imposto de Renda

Está na CAS projeto que isenta 13º salário do Imposto de Renda

Projeto beneficia com isenção do imposto de renda servidores públicos portadores de doenças graves