CAS fará audiência pública para apurar denúncias contra Ministério da Saúde



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizará audiência pública com o médico sanitarista Gastão Wagner de Sousa Campos, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde. A intenção do senador que apresentou o requerimento aprovado nesta quarta-feira (1°), José Jorge (PFL-PE), é que Campos preste esclarecimentos sobre declarações publicadas na imprensa em relação às condutas de saúde pública do ministério. O médico afirmou ao Estado de S. Paulo que o ministério "faz tudo pelo marketing" e que "desrespeita as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também subscreveram o requerimento os senadores Papaléo Paes (PMDB-AP) e Lúcia Vânia (PSDB-GO). A entrevista ao jornal foi publicada no último dia 25 e torna públicas as divergências entre Campos e o ministro da Saúde, Humberto Costa. Entre as acusações de Gastão Wagner de Sousa Campos está a de que as políticas públicas do ministério são definidas pela área de marketing e não pelos técnicos e que a área de saúde foi usada para as últimas eleições municipais.

O médico disse ainda que há desrespeito ao SUS quando o ministério decide concentrar as decisões de compra o que, na opinião de Gastão Wagner, aumenta o risco de negociatas. O ex-secretário afirmou também que o ministro Humberto Costa usa a máquina de governo para promover futura candidatura ao governo estadual. O senador quer apurar as denúncias e aprofundá-las.

Gastão Wagner de Sousa Campos é livre docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi exonerado recentemente do cargo.



01/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCDH fará audiência pública para tratar de denúncias do Sintect/RS

Ministério da Agricultura abre sindicância para apurar denúncias

CCT aprova audiência para apurar denúncias de concessão de licenças de radiodifusão a 'laranjas'

Wellington vai pedir audiência pública para esclarecer denúncias contra a Abril feitas por Renan

Audiência Pública vai tratar das denúncias contra o GHC

EDUARDO JORGE DIZ QUE É CONTRA CPI PARA APURAR DENÚNCIAS