CCT aprova audiência para apurar denúncias de concessão de licenças de radiodifusão a 'laranjas'



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta quarta-feira (6), requerimento, do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), de realização de audiência pública para discutir denúncias de que concessões para funcionamento de emissoras de radiodifusão são concedidas a "laranjas".

Na abertura da reunião, o senador por São Paulo informou não se sentir em condições de relatar projetos de decreto legislativo autorizando o funcionamento de emissoras de radiodifusão.

Para justificar sua posição, o senador citou reportagem do jornal Folha de S. Paulo segundo a qual as concessões são concedidas muitas vezes a "laranjas". Em sua opinião, a verificação da idoneidade dos processos cabe ao Ministério das Comunicações e não ao Senado.

- Nós corremos o risco de ter a nossa assinatura referendando um processo fraudulento e, além disso, [seria] um carimbo do Senado, do Congresso Nacional - alertou Aloysio Nunes.

Ele sugeriu a suspensão do exame dessas proposições enquanto não forem tomadas providências para que a verificação da documentação tenha o mínimo de confiabilidade.

A sugestão foi apoiada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) que sugeriu inclusive a criação de um grupo, também aprovada pela CCT, para examinar o assunto. Ele propôs ainda que os parlamentares não examinem projetos que dizem respeito à autorização para emissoras de seus próprios estados.

Também apoiaram as iniciativas os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Cyro Miranda (PSDB-GO). O senador João Ribeiro (PR-TO) solicitou que a apuração seja rápida para não prejudicar os que trabalham corretamente.

Deverão ser convidados para a audiência representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal(MPF) e do Ministério das Comunicações, além do professor Venício Lima que realizou trabalho sobre o tema.

O grupo de trabalho será composto por Aloysio Nunes, Walter Pinheiro e Valdir Raupp.

Mais informações a seguir



06/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS fará audiência pública para apurar denúncias contra Ministério da Saúde

Comissão de Educação aprova 14 atos de concessão para serviços de radiodifusão

CE aprova renovação e concessão de serviços de radiodifusão

'Laranjas' em radiodifusão revelam falhas na fiscalização e na regulação do setor

Seminário em SP esclarece processo para concessão de Licenças de Importação

Ministra da pesca pede agilidade para concessão de licenças ambientais