CAS PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER PROJETO DA PREVIDÊNCIA



de AssuntosSociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (dia 27), requerimento da senadora HeloísaHelena (PT-AL) que propõe a realização de audiência pública com o ministro daPrevidência e Assistência Social, Waldeck Ornelas, para um debate sobre o projeto de leida Câmara, de autoria do Executivo, que muda as regras da concessão de aposentadoriaspara o setor privado. Além do ministro, a CAS vai ouvir também, em outra audiênciapública, o presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP),Ulysses Riedel, e o presidente da Associação Nacional dos Fiscais da Previdência(Anfip), Antônio Neto.
As audiências deverão ser realizadas no período em que o projeto estiver sendoexaminado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a partir de umacordo de lideranças firmado por sugestão do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), naúltima terça-feira, no plenário. Pelo acordo, o projeto deve passar também pela CCJ eesta, juntamente com a CAS, estabelecerá seu calendário para a apreciação da matéria,contanto que o projeto seja votado no dia 13 de novembro no plenário, para cumprimento doprazo estabelecido para sua tramitação.
Antes da aprovação do requerimento de Heloísa Helena, o líder do governo, senadorJosé Roberto Arruda (PSDB-DF), quis que a comissão votasse logo, ainda nestaquarta-feira (dia 27), o projeto, que tem parecer favorável do relator, senador GeraldoAlthoff (PFL-SC).
A oposição, representada pelos senadores Heloísa Helena, Marina Silva (PT-AC), TiãoViana (PT-AC) e Emília Fernandes (PDT-RS), discordou, alegando que isso não fazia partedo acordo. José Eduardo Dutra, chamado à comissão, esclareceu sua proposta, explicandoque, pelo acordo, estava estabelecido apenas que a matéria deverá passar também pelaCCJ e que será votada no dia 13 no plenário.
O presidente da CCJ, senador José Agripino (PFL-RN), disse que indicará de imediato umrelator para a matéria na comissão, que entrará como item prioritário na pauta dareunião da próxima quarta-feira. Para Dutra, a votação do projeto na CCJ deveráacontecer somente no dia 9 de novembro.
No início da reunião da CAS, o presidente da comissão, senador Osmar Dias (PSDB-PR),anunciou a decisão de retirar a matéria da pauta, já que ela havia sido encaminhadapara exame na CCJ. Ele citou o acordo de lideranças, sugerido por Dutra, e avisou que orelatório de Althoff talvez precise ser modificado, dependendo da decisão da CCJ. Oprincipal argumento de Dutra, conforme informou Osmar Dias, é o de que a matéria tem um"grave problema de natureza constitucional". Segundo Heloísa Helena, esseproblema está na forma do cálculo para a concessão das aposentadorias (leia matéria).

27/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ realiza audiência pública para debater projeto que altera a Lei das S.A

Ibama promove audiência pública para discutir projeto de hidrelétrica no Rio Paraíba do Sul

Audiência pública vai debater projeto que acelera cobrança de dívidas municipais

Dnit promove audiência pública sobre projeto de melhorias da BR-040

CCJ promove audiência pública sobre projeto que cria estado do Planalto Central

CDH inicia audiência pública para debater a paz