Audiência pública vai debater projeto que acelera cobrança de dívidas municipais
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) requerimento solicitando realização de audiência pública destinada a aprofundar os debates em torno do projeto de resolução de autoria do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), em tramitação no colegiado, que tem por meta acelerar a cobrança da dívida ativa dos municípios por meio de instituições financeiras, e não pela via judicial, como ocorre atualmente, e que, segundo o senador, demanda mais tempo. A data ainda será marcada.
Os autores do requerimento são os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Romero Jucá (PMDB-RR) e Pedro Simon (PMDB-RS). Eles entendem que o projeto de Sérgio Cabral (57/03) é importantepara que os municípios, especialmente os de pequeno porte, recebam com maior rapidez os créditos referentes a dívidas contraídas junto à prefeitura, mas admitem que a presença de prefeitos e secretários de Fazenda de municípios que já adotaram o sistema de cobrança possam, com a experiência adquirida, melhorar o texto da proposição.
O projeto de Sérgio Cabral também permite aos municípios a antecipação de parte da receita da sua respectiva dívida ativa. Para o senador, essa antecipação ajudaria aos municípios a terem maior fôlego para atravessar "esse período de aperto fiscal". O relator, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), é pela aprovação do projeto.
Deverão participar da audiência pública o secretário de Fazenda do município do Rio de Janeiro e presidente da Associação Brasileira de Secretarias de Finanças de Capitais (Abrasf), Francisco Almeida; o secretário de Fazenda de Belo Horizonte, Júlio Pires; o prefeito de Araraquara (SP), Edinho, e o representante do Fórum de Procuradores de Capitais, Marco Antônio Resende.
23/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ realiza audiência pública para debater projeto que altera a Lei das S.A
CAS PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER PROJETO DA PREVIDÊNCIA
Projeto permite trocar índice de correção das dívidas previdenciárias municipais
Projeto que permite trocar índice de correção das dívidas previdenciárias municipais passa na CAS
Audiência pública vai discutir dívidas dos estados
Audiência pública na CCJ vai debater número de vereadores