CAS PROMOVE DEBATE DE QUATRO HORAS COM MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA



Durante quase quatro horas, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reuniu-se hoje (dia 3) em audiência pública, sob a presidência do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) para discutir o desmatamento na Amazônia. Estiveram presentes os ministros Gustavo Krause, do Meio Ambiente, e José Israel Vargas, da Ciência e Tecnologia, além do presidente do Ibama, Eduardo Martins, e do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Márcio Nogueira Barbosa.

Os senadores debateram uma política de desenvolvimento para a Amazônia, depois de ouvir os expositores, que apresentaram os índices de desflorestamento na região referentes aos período de 1995-1997 e que foram anunciados no último mês de janeiro pelo Inpe e Ibama.

A senadora Marina Silva (PT-AC), autora do requerimento da audiência, enfatizou a necessidade de investimentos na Amazônia para dar alternativas de sobrevivência aos 20 milhões de amazônicos. Ela lembrou ainda que o zoneamento ecológico/econômico é a melhor solução para as atividades extrativistas da região.

Por sua vez, o senador Ernandes Amorim (PPB-RO) disse faltar apoio do governo federal aos pequenos fazendeiros, que se ressentem da falta de crédito nos bancos para o desenvolvimento auto-sustentável da Amazônia.

O senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) disse que estuda a Amazônia há mais de cinco anos pela universidade e também defendeu a criação de uma política sustentável para a região. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) questionou as autoridades com relação ao Imposto Territorial Rural (ITR) e solicitou explicações sobre quem seria responsável pelo desmatamento na Amazônia, já que, segundo ele, foi relatado pelos expositores, que não haveria base técnica para responsabilizar os pequenos agricultores e assentados pela desflorestamento.

Estiveram presentes ainda o deputado federal Gilney Viana; Adriana Moreira, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam), e representantes de organizações não-governamentais: Garo Batmanian, do Fundo Mundial para a Natureza; Roberto Smeraldi, da entidade Amigos da Terra, e Fábio Vaz de Lima, do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).



03/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS OUVE MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

CAS OUVE MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

CAS OUVIRÁ MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZONIA

Começa debate sobre desmatamento na Amazônia

Programa de Desenvolvimento da Amazônia será debatido com quatro ministros

Plano reduz desmatamento na Amazônia e promove o uso sustentável da floresta