CAS OUVIRÁ MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZONIA
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), aprovou hoje (dia 4), por unanimidade, requerimento da senadora Marina Silva (PT-AC) convocando os ministros do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, Gustavo Krause, eda Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, para prestarem informações em audiência pública - em data a sermarcada -sobre os índices de desmatamento da Amazônia, referentesao período de 1995 a 1997.
De acordo com Marina Silva, diante de informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de que em 1995 o desmatamento atingiu 29 mil hectares, e em 1996, um total de 18 mil hectares (ou o equivalente ao estado do Espírito Santo),o Congresso Nacional juntamente com o Executivo e a sociedade civil precisam debater a questão "para esclarecer melhor o real significado dos números anunciados, bem como as medidas cabíveis por parte dos órgãos competentes".
O requerimento ainda inclui os nomes do diretor do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Eduardo Martins; do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Marco Nogueira Barbosa, além de representantesde organizações não-governamentais e da comunidade científica.
Marina Silva lembrou que, das 13 medidas tomadas pelo governo para enfrentar os problemas do desmatamento e da seca na Amazônia, apenas duas têm aplicação imediata, enquanto as demais necessitam de regulamentação no Congresso.Para ela, é lamentável que no Brasil "tenhamos os piores dados sobre o desflorestamento, se considerarmos que76% da reforma agrária estão sendo feitos na Amazônia".
SOLIDARIEDADE
O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) ressaltou a importância da convocação das autoridades, principalmente porque há informações de que asmadeireirasasiáticas já adquirirammais de 2 milhões de hectares na Amazônia. Também representante da Região Norte, Marluce Pinto (PMDB-RR) manifestou sua preocupação com a seca em seu estado, "coisa que nunca tinha visto depois de morar 19 anos em Roraima". Para ela, os esclarecimentos que serão dados pelos dois ministros e pelas outras autoridades contribuirão no sentido de que se encontre uma solução para o problema.
Segundo Benedita da Silva (PT-RJ), a audiência pública será uma oportunidade para que a opinião pública seja informada do que realmente está acontecendo naquela região, tanto no que se refere à seca quanto ao desmatamento constatado pelo Inpe.04/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS OUVE MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA
CAS OUVE MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA
CAS PROMOVE DEBATE DE QUATRO HORAS COM MINISTROS SOBRE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA
Senado ouvirá ministros sobre restrições ao aço
CCJ também ouvirá ministros sobre caso dos pareceres
Comissão ouvirá ministros sobre execução da política de resíduos sólidos