CAS quer ouvir ministros sobre regulamentação de profissões
Os ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves, e do Trabalho, Manoel Dias, serão convidados pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para uma audiência pública sobre a regulamentação de profissões. Também será convidado o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão, além de um representante do Ministério Público do Trabalho.
O debate foi proposto pelo presidente da CAS, Waldemir Moka (PMDB-MS), e pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Como explicou Waldemir Moka, os senadores querem ouvir a opinião dos ministros sobre diversos projetos de lei que tratam da regulamentação de profissões e que tramitam na CAS.
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) pediu urgência na realização do debate, para que a comissão possa dar prosseguimento ao exame das propostas.
Primeira infância
Também foi aprovado na reunião desta quarta-feira requerimento para que a CAS participe, em conjunto com as comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), de audiência pública sobre a primeira infância, no dia 20 de novembro, às 10h.
O debate terá como tema “Primeira Infância – A Formação dos Profissionais do Cuidar e a Construção da Resiliência” e integra os eventos da VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que acontece de 18 a 22 de novembro, no Senado.
Entre os convidados para a audiência pública do dia 20, estão o professor Boris Cyrulnik, da França; a professora Sylvia Nabinger, do Rio Grande do Sul; a professora Fabiana Gadelha, do Distrito Federal; e o deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar para a Primeira Infância.
Planos de saúde
Foi acolhido ainda requerimento para realização de audiência pública sobre o PLS 288/2012, que obriga operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde a também ofertar as modalidades individual e familiar.
Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, mais de 70% dos planos de saúde são da modalidade empresarial, cujo reajuste de preço não precisa ser autorizado pela ANS, sendo considerada mais lucrativa pelas operadoras.
Serão convidados para o debate, entre outros, Andre Longo, presidente da ANS, Arlindo de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, e Eudes Aquino, presidente da Unimed do Brasil.
Agrotóxico
Também foi aprovado requerimento de Cyro Miranda, em parceria com Cristovam Buarque (PDT-DF), para realização de audiência pública sobre denúncia de que agrotóxicos que não passaram pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estariam sendo comercializados.
13/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy quer ouvir ministros sobre atividades do FBI no país
Aneel quer ouvir população sobre regulamentação de ouvidorias
Comissão quer ouvir ministros sobre plano contra tráfico de pessoas
Arthur Virgílio quer ouvir ministros sobre política cultural do governo
Comissão quer ouvir três ministros sobre atrasos em obras da transposição do São Francisco
CAS realiza segundo debate sobre regulamentação das profissões