Suplicy quer ouvir ministros sobre atividades do FBI no país
Na qualidade de presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) convidou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, a participarem de reunião, em data a ser fixada, para prestar esclarecimentos acerca de reportagem publicada na revista Carta Capital, sobre as atividades, no Brasil, do Federal Bureau of Inteligence (FBI), a polícia federal norte-americana.
Na opinião de Suplicy, as declarações do Carlos Alberto Costa, ex-chefe do FBI no Brasil, à revista são preocupantes e podem indicar ameaças à soberania e à segurança nacional. Por isso, como presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência no Congresso, ligada à CRE, ele solicitou a presença dos ministros em reunião da comissão para esclarecer o assunto.
Ao ministro da Justiça, Suplicy pediu, ainda, que se fizesse acompanhar do diretor do Departamento da Polícia Federal, Paulo Lacerda. O senador afirmou que a reunião poderá ter caráter reservado, caso os ministros assim o desejem.
A reportagem da revista, publicada na edição do último fim de semana, apresenta fortes indícios de ingerência do FBI em assuntos de natureza interna do Brasil, observou o senador por São Paulo.
22/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS quer ouvir ministros sobre regulamentação de profissões
Comissão quer ouvir ministros sobre plano contra tráfico de pessoas
Arthur Virgílio quer ouvir ministros sobre política cultural do governo
Comissão quer ouvir três ministros sobre atrasos em obras da transposição do São Francisco
SUPLICY QUER OUVIR GENERAL ALBERTO CARDOSO SOBRE ESPIONAGEM
Renan Calheiros lamenta desastre com o avião da TAM e deputado quer ouvir ministros