CAS reduz para um ano prazo para trabalhador sacar FGTS após rescisão de contrato



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (30), em turno suplementar, substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que propõe alteração na lei do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para determinar que a conta vinculada ao FGTS possa ser sacada depois de decorrido um ano da data de rescisão do contrato de trabalho. A proposta recebeu decisão terminativa.

VEJA MAIS

Atualmente, nas hipóteses de demissão com justa causa ou rescisão solicitada pelo próprio empregado, o trabalhador só pode sacar o fundo se permanecer três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, podendo o saque ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta. A movimentação pode ser feita antes desse prazo, mas somente quando o empregado é demitido sem justa causa.

O projeto de Paim (PLS 126/06) determina, portanto, que o novo prazo seja válido para rescisão ocorrida por qualquer motivo, mesmo que o trabalhador venha a firmar um novo contrato de trabalho. Caso não tenha havido solicitação de movimentação da conta vinculada por seu titular após um ano da aquisição do direito de movimentação, contado da rescisão do contrato de trabalho, o agente operador do FGTS ficará autorizado a transferir o saldo disponível para outra conta vinculada do mesmo titular referente a vinculo empregatício vigente, se esse vínculo existir.

Depois de efetuada a transferência, ainda de acordo com o projeto, em nenhuma hipótese poderá ser feito o desmembramento do saldo da conta vinculada. Assim, o titular só poderá fazer movimentações dos saldos com base nas regras aplicáveis à conta que recebeu a transferência.

Originalmente, o projeto de Paim tinha como finalidade exclusiva autorizar a realização de campanha publicitária destinada a esclarecer o público sobre a existência de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A pedido de Paim e com a concordância do relator, o teor do projeto foi modificado e foi apresentado substitutivo para possibilitar a redução do prazo para movimentação das contas.



30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto reduz para 65 anos idade para trabalhador sacar FGTS

Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote

Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote

Trabalhador com mais de 65 anos poderá sacar FGTS

Proposta determina que trabalhador com mais de 65 anos poderá sacar FGTS

Subcomissão vai debater produção de biodiesel e rescisão de contrato de trabalho em empresa do Pará