CAS rejeita proibição de uso de antimicrobianos em animais saudáveis



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) rejeitou nesta quarta-feira (6) o projeto de lei do Senado (PLS) 374/09, que visa proibir o uso não-terapêutico de antimicrobianos em animais destinados à produção de alimentos. O texto determinava que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teria a competência para fiscalizar o uso desses produtos.

Para o relator, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que apresentou relatório contra o PLS 374/09, é possível manter o uso consciente dos antimicrobianos para a produtividade da criação animal sem prejuízo dos aspectos de segurança alimentar.

- Isso pode ser atendido mediante a adoção de práticas adequadas de manejo, investimento em acompanhamento técnico, inspeção e fiscalização da produção pecuária - declarou, explicando que o uso das substâncias garante maior produtividade na avicultura, na pecuária e na suinocultura.

No ano passado, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) havia aprovado a matéria, com emenda do ex-senador Gilberto Goellner (DEM-MT). O texto agora rejeitado é de autoria do ex-senador Tião Viana (PT-AC), atual governador do Acre. Se não houver requerimento para que o PLS 374/09 seja analisado pelo Plenário, o projeto será arquivado.



06/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proibição da venda de produtos não saudáveis segue para a Câmara

Medicamentos com antimicrobianos serão vendidos de forma controlada

CAS VOTA PROJETO SOBRE VENDA DE MEDICAMENTOS ANTIMICROBIANOS

Práticas saudáveis

Aprenda receitas saudáveis no Poupatempo Taubaté

ITAL trabalha no desenvolvimento de bebidas saudáveis