CAS retoma exame de projeto para facilitar transplantes
Em sua primeira reunião em 2007, a Comissão de Assuntos Sociais examinará projeto de lei (PLS 408/05) da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que estabelece como condição suficiente para a retirada de órgãos e tecidos de pessoa falecida para transplante a simples existência de registro feito em vida por essa pessoa, expressando sua vontade. A proposta altera a Lei 9.434/97, que condiciona a doação à autorização por escrito pelo cônjuge ou parente mais próximo.
O projeto reinicia sua tramitação na CAS em obediência ao artigo 332 do Regimento Interno do Senado, pelo fato da autora continuar no exercício do mandato na próxima Legislatura.
Na justificativa de seu projeto, Lúcia Vânia argumenta que, diante da existência de mais de 60 mil pessoas na lista de espera pelo transplante de órgãos, é válida a modificação da atual legislação, para tornar mais fácil a autorização para retirada de órgãos ou tecidos de pessoas falecidas.
Também volta à CAS, pelo mesmo motivo, o PLS 282/06, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), para permitir a venda, em farmácias e drogarias, de outros produtos além de drogas, medicamentos e insumos correlatos.
Em sua justificação, o senador explica que seu projeto pretende regularizar uma situação de fato, uma vez que farmácias e drogarias já vendem produtos de beleza e higiene, energéticos, vitaminas, refrigerantes e até sorvetes. Ele incluiu, no projeto, a proibição de venda de raticidas, inseticidas, agrotóxicos, produtos de tabaco, bebidas alcoólicas, combustíveis, lubrificantes, fertilizantes ou quaisquer outros produtos que possam trazer riscos à saúde humana ou animal, a critério do órgãos competentes para fiscalizar.
Para a CAS retorna, ainda, o PLS 334/03, do ex-senador Teotônio Vilela Filho, que acrescenta artigo à lei 8.212/91, para conceder isenção parcial de contribuição previdenciária às empresas que adotarem turno extra de trabalho. A idéia do projeto é diminuir o desemprego. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) apresentou à CAS parecer pela aprovação da matéria, mas este não foi votado. Teotônio conquistou nas eleições de 2005 o governo de Alagoas, mas seu mandato vai até 2011, sendo agora exercido pelo senador João Tenório (PSDB-AL).
18/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto em pauta na CAS pretende facilitar transplantes de órgãos e tecidos
CAE retoma depois do recesso exame de projeto que prevê fundo para estimular cultura do caju
CCJ retoma em agosto exame de projeto que trata da distribuição do gás natural
CMO retoma exame de relatório final do Orçamento para 2008
CCJ retoma exame de projetos na próxima semana
Hospital de Transplantes possui superlaboratório de análises de órgãos e tecidos para transplantes