CAS vai discutir com especialistas projeto sobre biossegurança



Projeto que trata da Lei de Biossegurança (PLC 9/04), já aprovado pela Câmara dos Deputados, será debatido pela Comissão de Assuntos Sociais em diversas audiências públicas com especialistas do setor. A matéria será votada em decisão terminativa na CAS, depois de passar pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação (CE).

A lei a ser apreciada pelo Senado estabelece uma série de normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvem organismos geneticamente modificados e seus derivados. A nova lei, de iniciativa do Executivo, também cria o Conselho Nacional de Biossegurança (Cnbs) e faz uma completa reestruturação na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (Ctnbio).

Para o senador Flávio Arns (PT-PR), é dever da CAS debater em profundidade um tema que considera de vital importância dentro da nova lei de biossegurança: a ética do setor. O motivo, observou, é que já existe o "uso indiscriminado" de embriões humanos, o que considera perigoso.

- É necessário que a nova lei preserve o ser humano - alertou Flávio Arns, ao reconhecer, entretanto, que o setor de biossegurança não é uma matéria fácil de ser discutida já que envolve "fortes interesses econômicos".

A presidente da CAS, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), também destacou, na reunião do colegiado desta quarta-feira (18), a importância do projeto. Ela informou que depois da semana do carnaval será definida a lista dos cientistas e pesquisadores que serão convidados para debater o assunto em audiências públicas.

Na reunião, Lúcia Vânia leu carta enviada por representantes do Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer, com sede em São Paulo, que se manifestaram dispostos a contribuir para o aperfeiçoamento do projeto. Para o presidente da entidade, Ricardo Renzo Brentani, a biotecnologia é importante no desenvolvimento da ciência e para a expansão de metodologias que, notou, têm impacto direto no combate ao câncer.



18/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialistas discutem flexibilização da Lei de Biossegurança

Paim defende ampla discussão sobre projeto de biossegurança

Sarney recebe médicos preocupados com projeto sobre biossegurança

Jonas Pinheiro quer modificar projeto sobre biossegurança

Aelton Freitas pede pressa na tramitação do projeto de lei sobre biossegurança

Especialistas defendem mudança na Lei de Biossegurança para autorizar comércio de plantas usadas em medicamentos