Jonas Pinheiro quer modificar projeto sobre biossegurança



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) afirmou nesta segunda-feira (29) que o Senado pode aprimorar bastante o projeto de lei da Câmara (PLC 9/2004) que trata da política nacional de biossegurança. Informando ter acompanhado toda a tramitação na Câmara dos Deputados, ele disse que a proposta tem muitos pontos questionáveis, como os processos decisórios extremamente burocráticos e morosos, "que retardarão por anos o desenvolvimento da transgenia no Brasil", tanto na pesquisa quanto no comércio de organismos geneticamente modificados (OGM).

Para o parlamentar, o projeto representa uma "moratória branca" para o setor e sua "sistemática burocrática" deixa de privilegiar os conhecimentos científicos dos pesquisadores brasileiros. Se virar lei, opinou, engessará a pesquisa sobre OGM no Brasil, prejudicando sobremaneira a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com o representante mato-grossense, a indecisão e falta de conhecimento manifestadas pelo governo sobre o assunto caminham para que essa seja mais uma na série de decisões e estratégias governamentais equivocadas, que prejudicaram, entre outras, a produção brasileira de café e de borracha.

- As inacabáveis disputas burocráticas poderão nos levar a perder espaço no comércio internacional - afirmou.

Jonas Pinheiro criticou o "extremo conservadorismo" do governo, cuja precaução chega ao exagero. Afirmou que a União Européia, sempre muito exigente em relação às condições fitossanitárias, importa soja transgênica dos Estados Unidos. A China liberou recentemente a importação de soja transgênica brasileira a partir de abril. Também criticou a incoerência governamental, ao editar medidas provisórias liberando a comercialização de soja transgênica apenas nesta e na próxima safras.

- Se há perigo, o governo agiu de forma irresponsável, expondo a população a risco por motivos econômicos - afirmou.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) afirmou que muito se fala da soja transgênica no Brasil, mas pouco se debate outros produtos geneticamente modificados. Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também defendeu a necessidade de se modificar o projeto.



29/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro quer derrubada de veto presidencial a dispositivo da Lei de Biossegurança

Lei de Biossegurança deve ser votada logo, defende Jonas Pinheiro

JONAS PINHEIRO DEFENDE PROJETO SOBRE AGROTÓXICOS

JONAS PINHEIRO QUER REVISÃO DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS

Jonas Pinheiro quer medidas para preservar o agronegócio

Jayme Campos quer dar o nome de Jonas Pinheiro a trecho da BR-163