CAS vota fundo para reservas ambientais e debate desenvolvimento urbano



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) coloca em discussão nesta terça-feira (dia 22), após a Ordem do Dia, parecer favorável do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) a projeto de lei complementar da senadora Marina Silva (PT-AC) que cria reserva do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) para as unidades da federação que abrigarem, em seus territórios, áreas de conservação da natureza e terras indígenas demarcadas. No mesmo dia, a CAS promove, às 10h, audiência pública para instruir a votação de substitutivo da Câmara a projeto do então senador Pompeu de Souza, já falecido, que estabelece diretrizes gerais da política urbana.

Marina Silva propõe que aquela reserva seja composta pela contribuição de 1% do FPE das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 1% do FPE das regiões Sul e Sudeste. Os recursos seriam distribuídos com base em coeficientes individuais de participação, fixados a partir da área de cada estado ocupada por parques nacionais, reservas ecológicas, florestas, reservas indígenas demarcadas e extrativistas. Os coeficientes de participação variam numa escala de um - nos estados com até 5% do território tomado por unidades ambientais ou terras indígenas - a sete, naqueles onde essas áreas cobrem mais de 30% do território.

Outro projeto a ser apreciado pela CAS, com parecer favorável do senador Moreira Mendes (PFL-RO), prevê alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com a finalidade de reduzir custos nas relações trabalhistas e estimular a concessão de benefícios aos trabalhadores. De iniciativa da presidência da República, a proposta tem como um dos pontos principais a exclusão, do cálculo do salário, de benefícios como assistência médica e previdência privada, livrando-os da incidência de encargos sociais.

AUDIÊNCIA

Em votação secreta, a CAS deve pronunciar-se sobre a recondução, por três anos, do médico Luís Carlos Wanderley Lima ao cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A comissão também vai apreciar parecer da senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) sobre a realização de audiência pública pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para instruir projeto da Câmara que condiciona o ingresso de mulheres no mercado de trabalho à realização de exames de prevenção de doenças incluídas no Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

18/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasília debate criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano

HARTUNG PROPÕE DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO URBANO

CCJ vota criação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Oriental

CCJ vota criação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Oriental

CCJ vota regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Estado reconhece as primeiras reservas ambientais particulares