CAS vota projetos que incentivam contratação de trabalhadores com mais de 40 anos



Nesta quarta-feira (25) a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deverá analisar parecer do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) a cinco projetos de lei do Senado que tramitam em conjunto e garantem benefícios fiscais a empresas com o intuito de incentivar a contratação de trabalhadores com mais de 40 anos de idade. A reunião da CAS terá início às 11h.

O relator rejeitou quatro das propostas - PLS 103/03, 461/03, 83/05 e 178/05 -, mas foi favorável ao projeto de autoria do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que garante incentivos fiscais a pessoas jurídicas que possuam no mínimo 30% dos empregados com idade superior a 40 anos (PLS 103/99). De acordo com a proposição, as empresas poderão deduzir do lucro tributável, para fins de cálculo do Imposto de Renda, até 25% do montante dos salários e encargos sociais pagos a seus empregados, observado o limite de 15% do lucro antes de computada a referida dedução.

Outra matéria que consta da pauta da CAS desta quarta-feira é o projeto de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR) que estabelece prioridades na aplicação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta determina que, no mínimo, 85% dos recursos disponíveis do BNDES sejam destinados ao financiamento em empresas de capital nacional. O relator da matéria, senador Fernando Collor (PTB-AL), é favorável à proposta (PLS 35/07) nos termos de um substitutivo. O texto de Collor prevê que aquele percentual mínimo deve ser aplicado no financiamento de pessoas jurídicas de direito privado, cujo capital social pertença majoritariamente a brasileiros, e de entidades de direito público interno.

Também faz parte da pauta requerimento dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ideli Salvatti (PT-SC) de audiência pública conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater a Emenda 3, apresentada ao projeto de lei que criou a Receita Federal do Brasil - a Super-Receita. A emenda foi aprovada pelo Congresso e vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas há um movimento no Congresso para que o conteúdo da emenda seja restaurado. A proposição trata da fiscalização de contratos entre empresas e prestadores de serviços. A secretaria da CDH já agendou a audiência para as 14h desta mesma quarta-feira.



23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos visam estimular contratação de trabalhadores com mais de 45 anos

Debatedores defendem estímulo para contratação de trabalhadores com mais de 45 anos

Contratação de trabalhadores jovens ou com mais de 50 anos poderá render desconto no imposto de renda a empresas

CAS vota projetos que ampliam direitos dos trabalhadores

CAS vota nesta quarta-feira projetos sobre saúde e trabalhadores

Projetos na CMA incentivam reposição florestal