CAS vota projetos que ampliam direitos dos trabalhadores



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião extraordinária na próxima quarta-feira (29), às 9h, para debater projetos que ampliam os direitos do trabalhador.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 35/11, do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), permite que os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sejam usados, também, para o financiamento de cursos profissionalizantes, de capacitação ou de especialização. O relator do projeto, que tramita em decisão terminativa , é o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), favorável à aprovação da matéria.

Dois projetos buscam fortalecer o núcleo familiar do trabalhador. O PLS 369/09, do ex-senador Raimundo Colombo, concede ao empregado responsável por pessoa portadora de deficiência, ou acometida por doença que exija tratamento especial, a possibilidade de se ausentar do serviço, sem prejuízo do salário. O projeto introduz na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispositivo que confere flexibilidade no cumprimento da jornada de trabalho quando o trabalhador for responsável por pessoa com deficiência ou doença que exija atenção permanente ou tratamento educacional, fisioterápico ou terapêutico ambulatorial em instituição especializada ou mesmo na própria residência. O relator da matéria, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), é favorável à aprovação do projeto.

Já o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 137/10, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), permite ao empregado ausentar-se do trabalho, sem prejuízo do salário, por até 30 dias, para cuidar da saúde de filho de até 12 anos. O benefício só será possível se a necessidade do acompanhamento em horário incompatível com o do trabalho for atestada por laudo médico. O relator da matéria é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que vai apresentar voto pela aprovação.

Outra matéria que deve ser votada é o PLS 191/11, que assegura ao empregado doméstico o benefício do salário-família. O projeto é da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e tem como relatora a senadora Ângela Portela (PT-RR). A relatora vai apresentar voto pela aprovação do projeto. A CAS ainda vai analisar o PLS 289/06, do senador Paulo Paim (PT-RS), que considera a atividade profissional de motorista de táxi prejudicial à saúde para efeito da concessão de aposentadoria especial. O senador Wellington Dias (PT-PI) é o relator da matéria, que tramita em caráter terminativo, com parecer favorável.



24/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA vota projetos que ampliam direitos dos consumidores

CMA vota projetos que ampliam direitos do consumidor

CAS ACOLHE PROJETOS QUE AMPLIAM DIREITOS TRABALHISTAS

Papaléo defende projetos que ampliam direitos trabalhistas

CCJ vota projetos que ampliam medidas de combate ao crime

CDH vota projetos que ampliam a rede de proteção às crianças