Casagrande defende desobstrução da pauta e votação do fim das sessões secretas



"O que tem de positivo com relação ao caso envolvendo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é a possibilidade que o Senado tem de promover o aperfeiçoamento institucional. A opinião foi emitida pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES) ao defender a retomada das votações das matérias que estão obstruindo a pauta da Casa e, logo em seguida, a deliberação sobre o fim das sessões secretas.

Na avaliação do senador pelo Espírito Santo, as sessões secretas representam um comportamento medieval que o Senado ainda adota. Por outro lado, ele reconheceu que os que defendem o voto secreto para alguns casos têm legitimidade para fazê-lo. Mesmo assim, Casagrande antecipou que sua opinião pessoal é pelo voto aberto em qualquer situação.

- Acho importante que o Senado Federal entre na discussão do voto aberto ou secreto. É importante que a Casa faça esse debate com a sociedade. Temos que avançar na pauta e também é necessário que as investigações envolvendo o senador Renan Calheiros continuem. O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), tem que definir os relatores das outras representações - afirmou Casagrande.



25/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana defende fim de sessões e votações secretas no Senado

Votação da PEC dos vereadores depende de acordo e desobstrução da pauta

Agripino anuncia desobstrução da pauta com votação de R$ 1 bi para os municípios

Até microfones são desligados nas sessões secretas

Senadores são unânimes na defesa do fim das sessões secretas

Virgílio anuncia obstrução até extinção das sessões e votações secretas