Casagrande destaca avanço na reforma do Código de Processo Penal



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) registrou nesta quarta-feira (15), em Plenário, a conclusão da primeira fase dos trabalhos da comissão de juristas que trabalha no anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal (Decreto-lei 3.689/41). A matéria, a ser debatida em audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima semana, será posteriormente submetida à consulta pública.

VEJA MAIS

- O anteprojeto irá à consulta pública para que o Código de Processo Penal se transforme em um instrumento efetivo de justiça, e não de impunidade - afirmou.

Renato Casagrande assinalou que as alterações no atual Código de Processo Penal impõem-se diante das mudanças ocorridas em todo o mundo nas últimas décadas.

- Fizemos muitas mudanças, mas o código tem o espírito de 1941. De lá para cá, tivemos o fim da 2ª Guerra, a Constituição de 1988 - citou.

Considerado defasado pela maioria dos especialistas, o atual Código de Processo Penal entrou em vigor há 67 anos, em 3 de outubro de 1941, e regula o trâmite que vai desde a investigação criminal até a sentença judicial e seus recursos.

A comissão para a reforma do Código de Processo Penal foi instituída pelo então presidente do Senado, Garibaldi Alves (2008-2009), a partir de requerimento de autoria do próprio Casagrande.

Composta por nove juristas, a comissão é coordenada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Hamilton Carvalhido, e tem como relator o procurador regional da República da 1ª região Eugênio Pacelli de Oliveira.

Integram ainda o colegiado o juiz federal Antonio Corrêa; o advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP) Antônio Magalhães Gomes Filho; o advogado e ex-secretário de Justiça do estado do Amazonas Félix Valois Coelho Júnior; o advogado e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Jacinto Nelson de Miranda Coutinho; o delegado federal e presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Sandro Torres Avelar; e o promotor de Justiça Tito de Souza Amaral, além do consultor do Senado Fabiano Silveira.

Da Redação / Agência Senado



15/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande anuncia que haverá pedido de vista da Reforma do Código de Processo Penal

Renato Casagrande apresenta substitutivo ao projeto de reforma do Código de Processo Penal na CCJ

Reforma permitirá maior sintonia entre Código de Processo Penal e Constituição, diz Casagrande

Casagrande: Código de Processo Penal vigente tem características do ideário fascista

Renato Casagrande acredita que até março Senado votará novo Código de Processo Penal

Casagrande: anteprojeto do Código de Processo Penal será entregue a Sarney na quarta-feira