Casagrande propõe comissão para discutir reforma política, mas oposição não aceita
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) apresentou requerimento durante sessão do Congresso desta terça-feira (15) para que seja criada uma comissão mista de deputados e senadores, com 22 integrantes, a fim de discutir e propor projetos de reforma política. Para ele, a discussão deve ocorrer neste ano, evitando "a contaminação do debate" pela proximidade das eleições de 2010.
O deputado José Carlos Aleluia (BA), vice-líder do Democratas, sustentou que o requerimento era "abrangente demais", manifestando temor que o objetivo dos governistas seja o de discutir apenas terceiro mandato presidencial ou o fim da reeleição. Por isso, ele sustentou que, caso os governistas insistissem em votar o requerimento, as oposições poderiam até mesmo pedir verificação de quórum.
- A criação de uma comissão dessas só deve ir a voto depois de decidido com quais partidos ficarão a relatoria e a presidência dos trabalhos - afirmou Aleluia.
Receoso de que um pedido de verificação de quórum pudesse derrubar a sessão do Congresso, destinada a votar vetos presidenciais, Renato Casagrande concordou que o requerimento seja colocado em votação em outra oportunidade.
15/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casagrande propõe criação de comissão mista para tratar da reforma política
Serys propõe comissão para discutir reforma política sob a ótica da participação feminina
Osvaldo Sobrinho propõe Assembléia Constituinte para discutir reforma política com exclusividade
Comissão se reúne na terça para discutir prioridades da reforma política
Almeida Lima propõe comissão temporária para estudar reforma política
Arthur Virgílio: oposição não aceita discutir projetos do pré-sal em regime de urgência