Casagrande propõe criação de comissão mista para tratar da reforma política



O líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (24), a apresentação de proposta de sua autoria de criação de uma comissão mista temporária, composta por 11 senadores e 11 deputados federais, para tratar da reforma política.

O senador considera "indiscutível a necessidade de o Congresso Nacional promover uma reforma constitucional e infraconstitucional do sistema político-eleitoral", devido à baixa credibilidade do Poder Legislativo junto à opinião pública, em razão do elevado número de escândalos e denúncias envolvendo seus membros.

- A reforma do arcabouço legal político-partidário é, portanto, imperativa diante da necessidade, primeira, de se resgatar o papel do Poder Legislativo frente ao Estado e à sociedade. Deveriam os políticos promoverem aindauma autocrítica a respeito de sua postura, quando a rejeição popular ao Parlamento denuncia um modelo esgarçado de fazer política - disse Renato Casagrande.

Entre os principais temas a serem discutidos pela comissão mista, na opinião dosenador, devem estar o papel dos partidos políticos, a fidelidade partidária, os financiamentos públicos e privados das campanhas, o papel dos senadores suplentes, o sistema de votação e o aperfeiçoamento do dispositivo constitucional da reeleição. Com relação a este último tema, Casagrande mostrou-se disposto a aceitar a possibilidade de chefes do Executivo, nos três níveis,concorrerem a mais de um mandato, sob a condição de se afastarem do cargo com antecedência adequada.

Em apartes, Sibá Machado (PT-AC), João Pedro (PT-AM), e Mão Santa (PMDB-PI) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Casagrande.



24/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande propõe comissão para discutir reforma política, mas oposição não aceita

Criação de comissão mista sobre reforma política retoma esforço de mais de uma década

Valadares propõe Assembléia Constituinte para tratar da reforma política

CCJ cria comissão especial para tratar da reforma política

Câmara também terá comissão para tratar da reforma política

Sarney considera positiva criação da Frente Parlamentar Mista para a Reforma Política