Casagrande quer hidrelétricas do Madeira, mas atendidas exigências do Ibama



O senador Renato Casagrande (ES), líder do PSB, manifestou em discurso nesta quarta-feira (2) esperança de que o Ibama chegue à conclusão técnica de que são viáveis, em termos ambientais, as usinas hidrelétricas projetadas para o rio Madeira. Para ele, só com as hidrelétricas deste rio o país manterá em 82% o uso de fontes energéticas renováveis na geração de eletricidade no país.

Casagrande discorda da possibilidade de construção das usinas na Amazônia sem a autorização técnica do Ibama. Ponderou que, sem a construção das hidrelétricas e com a opção por derivados petrolíferos na geração de eletricidade, haverá um grande aumento na emissão do poluente gás carbônico (CO2) na atmosfera. Com as hidrelétricas do Madeira, em 2016 o setor de geração de eletricidade estará emitindo 106 milhões de toneladas de CO2 por ano. Sem as hidrelétricas, a emissão subirá para 180 milhões de toneladas.

O senador informou que a comissão mista sobre mudanças climáticas visitará o estado do Pará no início da próxima semana, onde participará na Assembléia Legislativa, em Belém, de uma audiência pública sobre os problemas climáticos que a Amazônia poderá enfrentar com o aquecimento do planeta. Disse que, na ocasião devem ser abordados os problemas ambientais da construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no estado do Pará. Casagrande recebeu apoio dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).



03/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior acusa Ibama de atrasar construção de hidrelétricas no Rio Madeira

Acir Gurgacz diz que exigências da OEA sobre Belo Monte já foram atendidas

Raupp anuncia construção de hidrelétricas no rio Madeira

Raupp pede construção de hidrelétricas no Rio Madeira

Raupp festeja liberação ambiental das hidrelétricas do Rio Madeira

Fátima Cleide defende construção das hidrelétricas do Rio Madeira