Casagrande quer informações sobre desempenho olímpico do Brasil em Pequim



Entre os 19 itens da pauta da reunião que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza nesta terça-feira (9), às 11h, está o requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que convida o ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, e várias outras personalidades do mundo esportivo, para debater o desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. O senador quer também que os convidados falem sobre as políticas públicas desportivas de base e de alto rendimento hoje desenvolvidas no Brasil.

Além do ministro, o senador pede que seja convidado o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; o técnico da seleção brasileira de voleibol, Bernardo Resende, o Bernardinho; a ex-jogadora de basquete e hoje diretora do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Cidade de São Paulo, Maria Paula Gonçalves, a "Magic" Paula; e a atleta Maureen Higa Maggi, medalha de ouro no salto a distância nos últimos jogos.

Na justificação do requerimento, Renato Casagrande lembra primeiramente o surgimento, na imprensa especializada e em discussões acadêmicas sobre o desporto, de "forte debate sobre a efetividade das políticas públicas hoje desenvolvidas". Embora reconheça o esforço das autoridades responsáveis, afirma que o governo "tem investido recursos de monta na prática desportiva, aparentemente sem obter resultados satisfatórios em várias modalidades". Também aponta que "o esporte de base, com cunho formativo, também tem sido pouco utilizado como instrumento de desenvolvimento da cidadania".

O parlamentar ainda sugere uma avaliação sobre a possibilidade de o Rio de Janeiro vir a sediar uma Olimpíada ou uma Copa do Mundo de Futebol, a partir da experiência adquirida nos Jogos Pan-americanos e tendo em vista também os resultados obtidos em Pequim.



05/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE debate desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim

CE debaterá desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim

Flávio Arns comemora desempenho de atletas paraolímpicos em Pequim

Audiência com ministro do Esporte discutirá desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim

Comitê Olímpico quer que Brasil fique entre os 10 primeiros em 2016

Renato Casagrande defende divulgação de informações sobre operações da PF