CE debaterá desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim



O desempenho aquém do esperado da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, neste ano, será tema de duas audiências públicas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). As audiências foram solicitadas por meio de dois requerimentos: um do senador Renato Casagrande (PSB-ES) e outro, conjunto, dos senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

A primeira audiência, que provavelmente será realizada em 14 de outubro, deverá contar com as presenças da ex-jogadora de basquete Maria Paula Gonçalves, mais conhecida como "Magic Paula", que foi secretária nacional de Esporte de Alto Rendimento; do empresário Lars Grael, velejador e também ex-secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento; e do jornalista José Cruz, do jornal Correio Braziliense. A data da outra audiência ainda não foi marcada.

Em seus requerimentos, os senadores coincidem no questionamento dos modestos resultados obtidos nas Olimpíadas, apesar dos crescentes investimentos públicos no setor. Casagrande, por exemplo, ressalta o "forte debate" promovido pela imprensa especializada, logo após os Jogos de Pequim, a respeito da "efetividade das políticas públicas hoje desenvolvidas no âmbito do desporto".

Marisa e Zambiasi, por sua vez, observam que o governo chegou a investir aproximadamente R$ 1,2 bilhão no esporte nacional durante os últimos sete anos, aí incluídas as verbas da Lei de Incentivo ao Esporte e do programa Bolsa-Atleta. Apesar disso, recordam os senadores, o Brasil regrediu no quadro geral de medalhas, da 16ª para a 23ª posição, em relação à Olimpíada anterior.

- O resultado brasileiro em Pequim mostra que o desempenho dos atletas não depende só de recursos, mas também de uma política desportiva pública. É preciso definir onde entra o município, onde entra o estado, onde entra a União, e o papel do Comitê Olímpico Brasileiro - sugerem os dois senadores no requerimento apresentado à CE.

02/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE debate desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim

Audiência com ministro do Esporte discutirá desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim

Flávio Arns comemora desempenho de atletas paraolímpicos em Pequim

Suplicy faz apelo a Fidel para que boxeadores possam disputar Olimpíadas de Pequim

Casagrande quer informações sobre desempenho olímpico do Brasil em Pequim

Subcomissão debaterá fornecimento de próteses e relatório sobre desempenho hospitalar