CE debate desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), está reunida neste momento para debater o desempenho da delegação brasileira de atletas nos Jogos Olímpicos de Pequim, disputados na China em agosto deste ano. Também devem ser discutidas políticas públicas para os esportes.
- Não está em discussão o desempenho individual dos nossos atletas, mas o desempenho nacional - explicou o senador Cristovam Buarque.
A delegação brasileira terminou os jogos de Pequim na 23ª colocação no quadro de medalhas, tendo conquistado quinze medalhas - três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze. Nos jogos anteriores, ocorridos em 2004 em Atenas, o Brasil classificou-se na 16ª posição, com cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze - dez no total. Geralmente, a classificação do quadro de medalhas é feita com base no número de medalhas de ouro.
Os senadores da CE acabaram de ouvir o empresário, velejador e ex-secretário Nacional de Esportes, Lars Grael, campeão mundial de iatismo na classe Snipe em 1983 e ganhador da medalha de bronze em duas olimpíadas - Seul (1988) e Atlanta (1996). Neste momento, fala à comissão "Magic" Paula, a ex-atleta Maria Paula Gonçalves, atualmente coordenadora de Gestão de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.
Também serão ouvidos nesta reunião o professor de Educação Física e especialista em atletismo - Centro de Estudo de Atletismo, Fernando Franco Ferreira; e o diretor do Departamento de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos do Ministério do Esporte, Herval Barros.
Mais informações a seguir
14/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE debaterá desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim
Audiência com ministro do Esporte discutirá desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim
Flávio Arns comemora desempenho de atletas paraolímpicos em Pequim
Suplicy faz apelo a Fidel para que boxeadores possam disputar Olimpíadas de Pequim
Casagrande quer informações sobre desempenho olímpico do Brasil em Pequim
Em debate sobre Jogos de Pequim, especialistas defendem ênfase na formação de novos atletas