CASILDO APLAUDE PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE OBRAS INACABADAS



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) aplaudiu nesta quinta-feira (dia 10) iniciativa da Mesa do Senado, que enviou ofício aos tribunais de contas da União e dos estados, solicitando informações sobre as 2.214 obras públicas inacabadas, espalhadas por todo país. O ofício, lembrou o senador, baseou-se em parecer da Comissão Especial Externa do Senado, criada em 1995 para fazer esse levantamento, da qual foi o relator.Para Maldaner, tendo em vista o volume dos recursos públicos que foram investidos em obras inacabadas, o desvio de verbas do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo representa uma "gota d"água no oceano".
- Digo isso porque o conjunto dessas obras representa um prejuízo de mais de R$ 15 bilhões, conforme está no parecer que apresentei, depois de haver acompanhado a comissão que percorreu cerca de 30 mil quilômetros em todo território nacional.
Maldaner informou ainda que o pedido de informações enviado pelo Senado foi motivado pelo conhecimento de dados do TCU dando conta de que cerca de R$600 milhões foram aplicados desde 1997 em obras consideradas irregulares pelo próprio tribunal.
Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA), que foi vice-presidente da Comissão Especial, lembrou que o TCU recebeu uma cópia do parecer apresentado por Maldaner, na época. Além disso, ficou combinado que nenhuma nova obra seria iniciada sem que as antigas fossem concluídas.
- Infelizmente, nada do que ficou combinado foi cumprido - lamentou Lobão.

10/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito quer informações sobre obras inacabadas do governo do PI

Senado aprova pedido de informações ao TCU sobre obras paralisadas

Comissão aprova pedido de informações ao TCU sobre procedimentos em fiscalização de obras

Cartilha sobre obras do PAC no Piauí mostra obras inacabadas ou que sequer começaram, afirma Heráclito

CCJ vai examinar emenda do PT sobre obras inacabadas

Papaléo registra auditoria do TCU sobre obras inacabadas