Casildo Maldaner alerta para a necessidade de uma política agrícola mais ativa



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) alertou o governo nesta quarta-feira (dia 26) para a necessidade urgente de uma política mais ativa para a agricultura e pecuária, tendo em vista os problemas econômicos que se avizinham, em decorrência dos atentados terroristas aos Estados Unidos.

Segundo o senador, o Brasil tem clima, terra e gente para produzir "uma tonelada de alimentos por habitante", se houver acesso a financiamentos com baixas taxas de juros e prazos longos.

- O Brasil pode alimentar seus 30 milhões de carentes e melhorar sua posição no mundo simplesmente trocando o que precisa por alimento farto e barato - garantiu.

Casildo Maldaner lembrou a recente vinda a Brasília de uma caravana de agricultores e pecuaristas de Santa Catarina que fizeram um protesto ordeiro pedindo uma política mais favorável do governo em relação ao setor. "Alguns vieram a cavalo, somente para protestar contra o pouco apoio governamental", disse.

Em aparte, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) concordou com as teses do senador por Santa Catarina, observando que a agricultura e a pecuária brasileiras não têm o apoio necessário para se expandir porque ministérios econômicos como o da Fazenda e do Planejamento impedem seu desenvolvimento por desconhecerem a importância estratégica do setor no mundo.

26/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner: aposentados que seguem na ativa deveriam ter ganho com contribuições adicionais

MALDANER ALERTA PARA NECESSIDADE DE FORTALECER EDUCAÇÃO

Casildo Maldaner reclama da lentidão do governo para liberar créditos do Plano Agrícola e Pecuário

Casildo Maldaner quer criação de seguro agrícola

Casildo Maldaner alerta para práticas irregulares em eleições municipais

Casildo Maldaner pede política pública consistente para a produção de carne