Casildo Maldaner: aposentados que seguem na ativa deveriam ter ganho com contribuições adicionais
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu, nesta quinta-feira (27), em Plenário, a aprovação de proposta, de sua autoria, que permite aos trabalhadores aposentados que permanecem na ativa recuperar as contribuições adicionais feitas à Previdência.
O senador explicou que o aumento da expectativa de vida e o viés econômico fazem com que, cada vez mais, os aposentados retornem ao mercado de trabalho. Casildo citou levantamento do Instituto Somatório, segundo o qual 25% dos aposentados precisam retornar à ativa para complementar sua renda.
- Há, sem dúvida, um viés econômico. É um momento da vida em que os compromissos são elevados: despesas médicas, remédios e uma série de cuidados especiais que exigem grande suporte. Isso sem mencionar outras despesas fundamentais como aluguel, alimentação, entre outras.
Casildo Maldaner explicou que a soma do benefício original do aposentado, com a devolução da contribuição realizada no período adicional de trabalho, não deve ultrapassar o teto do Regime Geral da Previdência Social, o "tetinho". Ele ressalta que devolução é uma questão de justiça e representa um ganho real na aposentadoria, já que o valor total retornará em parcelas mensais.
27/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Casildo, aposentados que permanecem na ativa devem recuper contribuições adicionais à Previdência
Casildo defende devolução de contribuições de aposentados que permanecem na ativa
Casildo Maldaner alerta para a necessidade de uma política agrícola mais ativa
REFORMAS JÁ DEVERIAM TER SIDO VOTADAS, DIZ MALDANER
Emenda ao Orçamento prevê ganho real para aposentados em 2012
Emenda ao Orçamento pode assegurar ganho real para aposentados em 2012