Maldaner diz que país precisa investir mais para conseguir crescer



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse no Plenário do Senado que o Brasil precisa oferecer soluções ao setor produtivo se quiser crescer além dos 0,9% registrados como aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado.

Ele fez uma reflexão sobre a existência de gargalos que tiram a competitividade do país por tornarem, por exemplo, o preço da safra muito mais alto do que deveria ser. Mencionou a dificuldade das empresas para manejar a legislação e entender as alterações feitas por medidas provisórias, além do próprio desafio de entender o pagamento de impostos.

Maldaner citou artigo publicado pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Benjamin Steinbruch, em que ele demonstra preocupação com um eventual do aumento dos juros e da inflação. O empresário aponta, no artigo publicado no jornal Estado de S.Paulo, a elevação da oferta de bens e serviços, a redução de impostos e investimento consistente na infraestrutura como três condições indispensáveis para o crescimento.

Casildo Maldaner chegou a reconhecer os esforços do governo federal em desonerar com ações pontuais setores específicos da economia, mas na visão dele, isso é modesto. Ele pediu um projeto amplo de reforma tributária “que inclua em seu bojo, além da substantiva redução da carga tributária, a simplificação da paquidérmica burocracia  e uma distribuição mais republicana da arrecadação”.

- Nossa carga tributária, que consome cerca 35% do PIB, exaure nossa agilidade e a competitividade interna e externa - afirmou.

Além dos problemas para administrar e pagar os tributos, Maldaner disse que o setor produtivo esbarra numa logística de transportes cujo custo é altíssimo e consome grande parte do lucro dos produtores – cerca de 40%, ou 54% no caso do milho. Para o senador por Santa Catarina, enquanto os locais de produção não forem ligados diretamente e de maneira eficiente – por meio de sistemas ferroviários interligados – aos portos e aeroportos, o Brasil estará fora do mercado competitivo mundial.

- O custo de escoar uma tonelada de produção agrícola no município de Campo Verde ao terminal ferroviário de Taquari passou de R$ 80 para R$ 135, uma elevação de 68% – exemplificou.

Maldaner por fim sugeriu que o país repense suas estratégias para captar investimentos, principalmente dos fundos de previdência estrangeiros, a serem aplicados na infraestrutura que viabilizará os alicerces do desenvolvimento nacional de médio e longo prazo.

- Mas o país precisa estabelecer suas regras, sendo elas claras e perenes - alertou.

Corrida eleitoral

Para Maldaner, o costume dos partidos brasileiros de terminar uma eleição já lançando as bases para a próxima é extremamente prejudicial ao país. Ele disse que essa a antecipação das corridas eleitorais rouba o tempo que deveria ser destinado à discussão mais profunda sobre o futuro do país, sobre as bases sólidas de políticas públicas que indicam o rumo do crescimento.

Em aparte, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) também pontuou o atraso do Brasil em melhorar sua estrutura logística.



11/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner: Brasil precisa investir mais em energias alternativas e biodiesel

SUPLICY LISTA O QUE O PAÍS PRECISA PARA CONSEGUIR JUSTIÇA SOCIAL

Maldaner: Brasil precisa investir em infraestrutura para desenvolver capacidade produtiva

Brasil precisa investir na cultura da prevenção, diz Casildo Maldaner

Inácio Arruda aponta obstáculos que o país precisa superar para crescer

Cristovam Buarque: país precisa investir em tecnologia e inovação para superar crise