Casildo Maldaner cobra eficiência na gestão pública
O poder público precisa de uma gestão mais eficiente. O alerta é do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que reclamou das dificuldades e da lentidão que o brasileiro enfrenta para que o Estado atenda às suas demandas, como o pedido de uma certidão, de licença para construção ou de licenciamento ambiental, por exemplo.
Ele considera interessante a sugestão feita pelo doutor em Economia Alexandre Rands Barros para melhorar a gestão pública no país. Barros defende a adoção de um modelo de responsabilização e de metas de produtividade no serviço público.
Segundo o senador, a proposta prevê punição não só de parlamentares e governantes, mas também de servidores públicos por falhas na prestação de serviços à população. Casildo Maldaner concorda que o país precisa realmente tomar providências para o poder público atender melhor à população.
- Nós temos que ter mais eficiência, e aí temos que ter parâmetros para aferir o custo-benefício, a realização, sob pena de responsabilização se em tempo “x” a coisa não acontecer. Claro que há coisas extraordinárias, mas normalmente temos que responder, e não é o que normalmente ocorre. Ficam esperando, semanas, nas filas e aí não dá - afirmou o senador.
De acordo com Maldaner, o economista sugere inclusive a criação de um tribunal ao qual o brasileiro poderia recorrer quando se sentisse prejudicado pela ação de um funcionário público. Se condenado, o servidor teria que arcar com os prejuízos causados.
11/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner: gestão eficaz da saúde pública precisa ser meta fundamental para o Brasil
Casildo Maldaner elogia modelo de gestão descentralizada do governo catarinense
Casildo Maldaner cobra revisão do pacto federativo
Casildo Maldaner cobra revisão e atualização das leis
Casildo Maldaner cobra liderança brasileira em energia renovável
Casildo Maldaner cobra incentivos federais para melhorar turismo em SC