Casildo Maldaner: gestão eficaz da saúde pública precisa ser meta fundamental para o Brasil
Em discurso nesta quarta-feira (28), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que uma das metas fundamentais que devem ser perseguidas pelo Brasil é a gestão eficaz da saúde pública.
- É preciso buscar uma profunda mudança de paradigma, que pode dar novo rumo ao atendimento de saúde pública no país. Um novo modelo de gestão, que traga otimização no uso dos recursos, dinamização dos processos e atendimentos, além de capacitação e ampliação de recursos humanos – resumiu.
Mesmo que pareça um “objetivo utópico”, disse Casildo, essa mudança de paradigma da gestão da saúde pública já está em curso em algumas cidades e estados, como em Santa Catarina.
O senador registrou que o governador catarinense, o ex-senador Raimundo Colombo (PSD), lançou esta semana o Plano de Gestão na Saúde, fundamentado na meritocracia e na profissionalização da gestão. São diversas secretarias estaduais trabalhando integradas no aumento do número de consultas, exames e cirurgias, diminuição das filas de espera e extinção da chamada ‘ambulancioterapia’, quando prefeituras de pequenas cidades só investem em ambulâncias para que seus enfermos sejam levados para cidades maiores.
- Para aumentar a produção e qualidade dos atendimentos, serão trabalhados três pontos: um programa de produtividade médica (Pró-Atividade); a profissionalização da gestão hospitalar (Pró-Gestão); além da melhoria nas compras e logística de suprimentos – explicou Casildo.
O estado de Santa Catarina, acrescentou o senador, dará incentivo financeiro para que os municípios ampliem a realização de exames e consultas. Para Casildo Maldaner, o plano lançado por Colombo é um “passo concreto rumo à humanização e eficiência na prestação de assistência de saúde pública”.
- Que a experiência sirva de exemplo e reflexão para todo o Brasil – desejou.
28/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner cobra eficiência na gestão pública
Brasil precisa investir na cultura da prevenção, diz Casildo Maldaner
Casildo Maldaner comemora banda larga no Amapá e diz que Brasil precisa ser descentralizado
Casildo Maldaner: Brasil precisa investir mais em energias alternativas e biodiesel
Casildo Maldaner: agronegócio precisa de melhor infraestrutura
Casildo Maldaner elogia modelo de gestão descentralizada do governo catarinense