Casildo Maldaner cobra novo marco legal da Defesa Civil
Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu a regulamentação de um novo e amplo marco legal da Defesa Civil. Ele disse que é necessário privilegiar os investimentos em prevenção de acidentes, e garantir a autonomia financeira dos estados e municípios no setor.
Maldaner citou os estragos e mortes provocados pela recente passagem do furacão Sandy nos Estados Unidos, e disse que o fenômeno teria provocado prejuízos incalculáveis no Brasil, que ele classificou como “imprevidente” em matéria de Defesa Civil.
- Já melhoramos, mas ainda precisamos buscar medidas preventivas fortes. Temos que ter recursos. O fundo [da Defesa Civil] não está preparado para isso hoje, não está aparelhado. Temos que criar mecanismos para que possamos aplicar em prevenção – afirmou.
Nesta terça-feira Maldaner foi um dos agraciados pelo Ministério da Integração Nacional com a Medalha da Defesa Civil, entregue desde 2002 a pessoas que prestaram relevantes serviços ao país e à comunidade nesta área.
Em 2011, Maldaner e o senador Jorge Viana (PT-AC), que também recebeu a medalha, integraram uma comissão do Senado que estudou alterações na atual legislação da Defesa Civil.
No total, 50 pessoas foram homenageadas com a medalha em 2012, entre elas o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; o ministro da Defesa, Celso Amorim; e colaboradores da Defesa Civil nos estados e municípios.
06/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner volta a cobrar marco legal para defesa civil
Casildo Maldaner lamenta nova tragédia em Petrópolis e cobra marco regulatório da defesa civil
Casildo Maldaner cobra recursos para reforço de atuação da Defesa Civil
Casildo cobra do governo proposta de marco regulatório da defesa civil
Casildo Maldaner propõe contribuição para a defesa civil
Casildo Maldaner vai acompanhar o 8º Fórum Nacional de Defesa Civil