Casildo Maldaner propõe contribuição para a defesa civil



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) anunciou, nesta quarta-feira (15), a reapresentação de projeto que institui a Contribuição Social para a Defesa Civil (CSDEC) e transforma o Fundo Especial para Calamidades (Funcap) em Fundo Nacional para a Defesa Civil (Fundec). Ele lembrou que projeto de sua autoria, com igual propósito, mas "com algumas incongruências", foi arquivado na legislatura passada.

Segundo a justificação da proposta, lida pelo próprio senador, "o rápido adensamento dos aglomerados urbanos tende a provocar a degradação do meio ambiente, em função das dificuldades de ordenamento da ocupação do espaço urbano, aumentando muito mais a probabilidade de desastres.

Casildo Maldaner explicou que o Brasil dispõe de um Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec) e de um bem-estruturado Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), ambos regulados pelo Decreto nº 5.376, de 2005. Por sua vez, o Fundo Especial para Calamidades Públicas destina-se a financiar as ações de socorro, de assistência à população e de reabilitação de áreas atingidas.

Essa estrutura, no entanto, deixa uma "clara lacuna" no que se refere às ações de prevenção de desastres e de preparação para atuação em emergências e desastres. Assim, qualquer ação de emergência fica à mercê de dotações orçamentárias que, além de "historicamente pífias", estão sujeitas a constante contingenciamento.

Conforme o senador, o aumento dos recursos destinados ao novo fundo viria da criação de uma Contribuição Social para a Defesa Civil, que incidiria sobre operações de seguros privados. "A relação entre os temas é simples: quanto mais eficiente a prevenção de acidentes, menores serão os efeitos dos desastres e, portanto, menores as perdas de vidas humanas e os prejuízos materiais. Nessas condições, menores serão os riscos assumidos pelas empresas seguradoras e, desse modo, maiores os seus lucros", argumenta o senador, na justificação do seu projeto.

O senador garante que o consumidor de seguros não será "demasiadamente onerado", uma vez que se estabeleceria alíquota de 1% do valor dos prêmios a serem pagos.



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner sugere criação de Contribuição Social para Defesa Civil

Casildo Maldaner propõe criação do Fundo Nacional de Defesa Civil

CASILDO MALDANER PROPÕE CONTRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA PARA PREVIDÊNCIA

Casildo Maldaner cobra recursos para reforço de atuação da Defesa Civil

Casildo Maldaner volta a cobrar marco legal para defesa civil

Casildo Maldaner vai acompanhar o 8º Fórum Nacional de Defesa Civil