Casildo Maldaner condena aplicação de saques do FGTS no mercado de capitais



A notícia de que os trabalhadores poderão usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir ações da Companhia Vale do Rio Doce mereceu críticas do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) nesta quarta-feira (6). Ele lembrou que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de sua autoria que permite o saque do FGTS para o pagamento de mensalidade escolar no ensino médio e superior.

O senador entende que a ampliação do acesso à educação representa motivação mais importante para o trabalhador do que a permissão, consagrada em lei, para investir no "volátil mercado de capitais". Para Casildo Maldaner, o melhor investimento que o país pode fazer ainda é em educação, daí ele pretender que sua proposta tenha tramitação rápida no Senado.

Na justificação do projeto, que também permite o pagamento de dívidas do programa de crédito educativo, o senador argumenta que a educação reduz as desigualdades sociais e fortalece a capacidade produtiva das empresas e nações. Em sua opinião, só por esse aspecto já se justifica o emprego de maior volume de recursos financeiros na ampliação da escolaridade e no aprimoramento da qualidade do ensino.

- Lamentavelmente, vários indicadores revelam as dificuldades de acesso ao ensino médio e à educação superior pela maioria da população brasileira. A taxa líquida de escolarização no ensino médio, por exemplo, é pouco superior a 20%, enquanto atinge 60% na Argentina e quase 90% na Coréia do Sul - observa o senador.



06/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner defende uso do FGTS para pagar universidade

Casildo Maldaner pede votação de projeto que permite uso do FGTS para pagar mensalidades escolares

Casildo Maldaner cobra atuação mais agressiva do Brasil no mercado externo

Casildo Maldaner cobra maior acesso de portadores de deficiência ao mercado de trabalho

CAS vota projetos sobre saques do FGTS

CAS vota projetos sobre saques do FGTS