CAS vota projetos sobre saques do FGTS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vota nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, em caráter terminativo, projeto do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) que permite aos desempregados o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para investimentos na abertura ou expansão de negócio próprio. O relator, senador Ademir Andrade (PSB-PA), é favorável à proposta, e caso a comissão aprove o parecer, a matéria segue para apreciação da Câmara, desde que não haja recurso para que seja votada pelo Plenário do Senado.

Outro projeto que trata da liberação dos recursos do FGTS e que também deverá ser votado em decisão terminativa pela CAS é o do senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), que possibilita a utilização do fundo para quitação de prestações atrasadas ou a vencer de financiamentos habitacionais, concedidos no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O relator da matéria, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), é favorável ao projeto.

A CAS, presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), vota também em decisão terminativa projeto do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) que estabelece limites máximos para os teores de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono utilizados nos cigarros. O relator da matéria, senador Tião Viana (PT-AC), é favorável à aprovação do projeto e lembra que o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago.

Também será votado pela comissão projeto do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que regulamenta a comercialização de substitutos do leite materno. O projeto trata ainda da promoção comercial e da rotulagem dos substitutos do leite e de artigos usados pelas crianças, como mamadeiras, bicos, chupetas e mordedores. O relator, senador Geraldo Althoff, que é médico, é favorável à aprovação do projeto, que será analisado pela CAS também em decisão terminativa.

Constam ainda da pauta outros 16 projetos, entre os quais o que institui a Carteira Nacional de Saúde da Mulher, o que regulamenta o exercício da profissão de artista circense e o que cria os conselhos federal e regionais de sociólogos. A CAS deverá votar também projeto que institui o Cadastro Nacional de Moradia. O objetivo do projeto, de autoria do deputado Jorge Pinheiro, é impedir que a mesma pessoa seja beneficiada mais de uma vez por programas habitacionais bancados por recursos públicos federais.



18/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vota projetos sobre saques do FGTS

CAS vota projetos que definem novos usos para FGTS

CAS vota projetos que permitem uso do FGTS para compra de automóvel, computador e lote residencial

Casildo Maldaner condena aplicação de saques do FGTS no mercado de capitais

CAS vota projeto que autoriza campanha de esclarecimento sobre contas inativas do FGTS

CAS faz audiência pública para debater projetos sobre FGTS