Flexa Ribeiro defende redução da carga tributária



Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lamentou que os brasileiros tenham que trabalhar 148 dias em 2008 só para o pagamento de tributos ao governo, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O estudo foi divulgado na terça-feira (29) pelo jornal Folha de S. Paulo, em matéria intitulada "Brasileiro trabalha metade da vida para o fisco".

- A expectativa de vida hoje do brasileiro é de 72,3 anos, dos quais 36,3 irão para pagar tributos, ou seja, é até um pouquinho mais da metade. Neste ano de 2008, o aumento da carga tributária, que é negado pelo governo atual, vai fazer com que o trabalhador acrescente dois dias de trabalho durante o ano para pagar os tributos. Em 2007, eram 146 dias de trabalho dedicados ao pagamento de tributos. Agora, em 2008, são necessários 148 - disse.

O estudo, de acordo com Flexa Ribeiro, aponta ainda que em 108 anos a expectativa de vida dos brasileiros cresceu 116%, enquanto a expectativa de pagamento de tributos aumentou 244%. O estudo mostra que os argentinos trabalham 97 dias por ano para o pagamento de impostos, contra 92 dias dos chilenos, 185 dos suíços e 149 dos franceses.

PSDB

Em seu discurso, Flexa Ribeiro saudou os prefeitos que participaram do 4º Encontro Regional do PSDB do Pará. Participaram do evento o ex-governador Simão Jatene, prefeitos e líderes regionais de diversos municípios do estado.

30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro condena carga tributária excessiva

Flexa Ribeiro critica proposta de aumento da carga tributária

Flexa Ribeiro: relatório internacional mostra caos na educação e carga tributária insuportável

Íris de Araújo defende redução da carga tributária, que consome quase 40% do PIB

Armando Monteiro defende redução da carga tributária de micros e pequenas empresas

Casildo Maldaner defende redução de carga tributária para crescimento industrial